UOL


São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirigente diz ter escondido doping de Maradona e viciado o Italiano

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo tomou conhecimento ontem de um suposto esquema que ajudou Maradona a não ser flagrado no exame antidoping no auge do Napoli. O ex-presidente do clube italiano Corrado Ferlaino, em entrevista ao "Il Mattino", revelou que "salvou" inúmeras vezes o ex-jogador argentino.
"Maradona sempre me critica, me considera um inimigo. Mas eu o salvei várias vezes, especialmente no antidoping", disse o dirigente, hoje proprietário do Ravenna.
Ferlaino disse que a urina de outros atletas era usada no lugar da de Maradona regularmente -dependente químico, o argentino teve que se internar em uma clínica em Cuba após a sua carreira.
"Moggi [diretor], Carmando [massagista] e o médico perguntavam aos atletas se estava tudo em seu lugar. Anos depois, soube que era um truque. Se alguém estava sob risco, pegava um vidro com a urina do outro. Quem ia para o antidoping escondia o vidro por baixo do calção. Em vez de urinar, colocava no recipiente a urina "limpa" do companheiro."
Maradona foi flagrado em exame na Itália em 91. "Naquele dia, Moggi perguntou a Maradona se ele estava em condições. Ele respondeu que sim, que tudo estava bem. Os cocainômanos mentem para si mesmos", disse Ferlaino.
Ele afirmou que o argentino tinha liberdade para tudo. "Das noites de domingo até quarta-feira Diego ficava livre para fazer o que queria. Na quinta-feira, devia estar "limpo". Basta não consumir cocaína por um certo período que nada aparece no antidoping."
Ferlaino confirmou que os episódios aconteceram em campanhas vitoriosas. ""Ele me acusa de tê-lo prendido em Nápoles. É verdade, mas ganhamos scudettos [1987 e 90] e a Copa da Uefa [89]."
Além de burlar o antidoping, o Napoli teria usado a arbitragem para triunfar. "Foi mais no segundo scudetto. O Milan tinha um juiz amigo, Lanese. Éramos próximos de Lo Bello. O Milan foi jogar em Verona, e Lo Bello apitou. Aconteceu de tudo, expulsões... Perderam. O Napoli ganhou e metemos o scudetto no bolso."
Segundo Ferlaino, o caso da moeda que atingiu Alemão em 1990 foi maquiado -o Napoli ganhou pontos de jogo em que uma moeda foi atirada no campo.
"O Alemão foi atingido, mas ampliamos o caso. No início, ele não entendeu, mas o levamos ao hospital. Eu o visitei e, ao sair, falei com pesar aos jornalistas que ele não tinha me reconhecido. E ele estava bem. Hoje o Alemão vive com esse tormento dentro de si."


Texto Anterior: Fifa confirma amistoso que a CBF nega
Próximo Texto: Careca nega trama e se diz surpreso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.