São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astros da NBA temem nova bola, "de criança"

Novo material pode fazer jogos da liga parecerem peladas, dizem jogadores

Seca, a bola é grudenta e molhada fica escorregadia, avaliam atletas; dirigente diz que "esse tipo de bola já é utilizado no mundo todo"

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova bola que será usada na próxima temporada da NBA pode tornar as partidas da principal liga de basquete do planeta similar a uma pelada de rua.
Ao menos esse é o diagnóstico de alguns de seus astros. Há queixosos em todas as posições, de armadores a pivôs.
As reclamações são muitas. Segundo eles, se a bola está seca, fica grudenta, dificultando os passes rápidos. Quando molhada, torna-se escorregadia, fazendo com que uma bandeja pareça jogada de alta precisão.
"Parece uma dessas bolas baratas que são vendidas em lojas de brinquedo, para jogar em quadra coberta e descoberta", definiu o pivô Shaquille O'Neal, ao tomar contato com o novo material. Dwyane Wade, seu colega de Miami, endossou a desaprovação. O'Neal passou por apuros nesta semana, em treino. Ao tentar um simples gancho, a menos de dois metros da cesta, viu a bola escorregar de sua mão e sumir no ar.
"Foi horrível. Ele sente essa bola como se fosse de criança. Vamos ver como trabalhar isso. Shaquille pode aprender a amá-la [a nova bola]. Não sei", comentou o técnico Pat Riley.
Steve Nash preocupa-se com o pouco tempo de adaptação. "É mudança muito radical", alardeia o armador do Phoenix, eleito o MVP (melhor jogador) nas últimas duas temporadas.
Jerry Stackhouse juntou-se ao coro dos descontentes. O ala do Dallas também usou metáfora infantil para explicar sua aversão à novidade. "Quando era criança sonhava em jogar na NBA. Essa bola me lembra a época do colégio. Assim, nem Michael Jordan", ironizou.
A NBA se defende dizendo que é a primeira vez que a liga moderniza suas bolas nos últimos 35 anos. As antigas eram confeccionadas em couro, substituído agora por um modelo moderno, de microfibra.
Segundo o site da Spalding, fornecedora oficial, a nova bola tem um sistema que facilita a evaporação da água, impedindo que o material fique escorregadio. "Esse tipo de bola já é utilizado no mundo todo, em diversos níveis. Além disso, a NCAA [liga universitária] já a adota há dez anos", informa Stu Jackson, vice-presidente da NBA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Corredor polonês: Portugal perde, e Scolari se complica
Próximo Texto: Carlos Sarli: Tomate voador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.