São Paulo, segunda, 12 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Meia teria ficado três dias bebendo com amigos
"Gazza' é alcoólatra, diz treinador inglês

das agências internacionais

O técnico inglês Bryan Robson, que dirige o Middlesbrough, admitiu ontem que o meia Paul Gascoigne, 31, é alcoólatra. O atleta é o principal astro da equipe, que já contou com o brasileiro Juninho.
"Gascoigne tem um problema que está se agravando com a passar do tempo", afirmou Robson.
Na última sexta-feira, Gascoigne foi encontrado andando sozinho nas imediações da estação de trem de Stevenage (norte de Londres), perto da casa de sua ex-mulher, Sheryl. Testemunhas afirmaram que o atleta estava chorando.
A separação do casal foi causada, segundo depoimento de Sheryl, pelas constantes agressões que sofria por parte do jogador.
De acordo com jornais ingleses, Gascoigne passou três dias bebendo em Dublin (Irlanda) com companheiros de clube antes do episódio em Stevenage.
Os jornais afirmaram que Gascoigne caiu várias no chão por causa de seu estado etílico. As quedas teriam provocado vários cortes em seu rosto.
²
Pressão Segundo o técnico Robson, Gascoigne é alvo de uma pressão constante por parte da mídia inglesa.
"Estou há muito anos no futebol e nunca vi um jogador submetido a tanta pressão como ele. Não há dia em que não saia nada negativo sobre o Gascoigne na imprensa inglesa", afirmou o técnico.
Na última semana, Gascoigne foi multado em US$ 16 mil pelo Middlesbrough por bater o ônibus do clube. O meia teria pego o veículo para ir até uma casa de apostas.
"Temos conversado com Gazza (apelido do meia na Inglaterra). E vamos fazer algo para ajudá-lo, mas isso é entre eu, ele e o clube", disse Robson. "Gazza está muito estressado. Isso é, em parte, a causa de seus problemas", completou o técnico.
Dois meses atrás, um amigo de Gascoigne morreu por causa de envenenamento etílico. David Cheek, 43, foi encontrado morto num quarto de hotel após passar uma noite bebendo com o jogador.
²
Polêmica Gascoigne é o mais polêmico dos jogadores ingleses. Grande destaque da seleção da Inglaterra na Copa de 1990, o meia foi cortado da equipe às vésperas do início do Mundial da França.
Em entrevista ao jornal "The Sun", Gascoigne admitiu que estava bêbado no dia anterior ao seu desligamento da equipe. "Sim, estava bêbado. Não tomava um gole havia nove dias."
Antes do corte, o técnico Glenn Hoddle chegou a pedir para Gascoigne parar de fumar, já que sua forma física estava longe do ideal.
Dias antes da apresentação da seleção inglesa para dar início a preparação para o Mundial da França, Gascoigne foi flagrado comendo um hambúrguer após sair de um clube noturno em Londres. A foto do jogador, publicada pelos tablóides sensacionalistas ingleses, fez aumentar a pressão pelo seu corte da seleção.
²
Carreira Além do Middlesbrough, que pagou US$ 4,8 milhões para o atleta por um contrato de três anos e meio, Gascoigne já jogou no Newcastle, Tottenham, Glasgow Rangers (Escócia) e Lazio (Itália).
Quando jogava no Rangers, Gascoigne chegou a ser ameaçado de morte pela torcida do Celtic. Durante a comemoração de um gol, o meia imitou um flautista (membro de fanfarra protestante), o que foi visto como ofensa pela católica torcida do Celtic.
Mesmo com todas as polêmicas, Gascoigne é ainda um dos mais populares atletas ingleses.
²


Com a Reportagem Local



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.