São Paulo, segunda, 12 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTADA
Itália perderá Bebeto

CIDA SANTOS
² No feminino, a disputa pelo título mundial deve ficar entre Brasil, Cuba e Rússia. No masculino, há o dobro de candidatos: Brasil, Cuba, Holanda, Itália, Iugoslávia e Rússia. Dessas seleções, apenas a Itália pode estabelecer uma marca histórica: conquistar três títulos mundiais consecutivos no masculino.
Apesar disso, a preparação da "azzurra" para o Mundial não foi uma prioridade nesta temporada. O time só vai começar a treinar a partir de amanhã. Tudo porque a Federação Italiana não resistiu à pressão dos clubes e cedeu os jogadores para atuarem nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Italiano.
Pelas contas do técnico Bebeto de Freitas, a equipe treinará apenas 16 dias. Insatisfeito, Bebeto já decidiu: vai deixar o cargo depois do Mundial do Japão. O seu contrato iria até abril de 2001, só que ele alega quebra de cláusula, já que não teve autonomia para estabelecer a programação da equipe.
O técnico, que até antecipou os jogos válidos pelas eliminatórias do Campeonato Europeu, havia feito uma programação conciliatória: os atletas treinariam durante a semana com a seleção e defenderiam os seus times no final de semana. Os clubes não aceitaram e saíram vitoriosos nessa batalha.
Bebeto diz que ainda não deixou o cargo porque se sente moralmente ligado à equipe, já que foi ele que convocou os jogadores. Mas faz uma ressalva: só vai comandar a seleção no Mundial se for feito um novo acordo com a Federação Italiana. Por esse novo acerto, ele seria liberado depois do Mundial.
Se na Itália os tempos são de negociações, na Copa América a grande final reuniu o favorito Brasil e uma surpreendente Argentina, que eliminou os cubanos nas semifinais. Aliás, Cuba voltou a mostrar a sua tradicional irregularidade com duas derrotas para a Argentina, uma delas por 3 a 0.
²
E-mail: cidasan@uol.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.