São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Botafogo surpreende os favoritos

Sem grandes investimentos, equipe conquista o 1º turno do Estadual

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após sete rodadas, há só um invicto no Estadual masculino do Rio, que, de quebra, conquistou o primeiro turno. Não, não estamos nos referindo ao Flamengo de Oscar nem ao Vasco do técnico Hélio Rubens. É o Botafogo que, embora não conte com grandes investimentos, vem sendo a sensação do torneio.
Hoje a equipe do técnico Emanuel Bonfim tem uma partida difícil, contra o Vasco, às 11h45, no Maracanãzinho, na abertura do segundo turno.
Se vencer novamente, o time dará um passo decisivo para a conquista da primeira fase. Caso termine na ponta, irá assistir de camarote ao provável confronto entre Vasco e Flamengo por uma vaga na decisão.
Com isso, o Botafogo pegaria o Fluminense na outra semifinal ou alguma outra equipe -teoricamente- mais fraca.
"Nosso objetivo é brigar pelo título. Quando começamos a treinar para o Estadual, traçamos essa meta", disse o ala-armador Marcelinho, o único jogador de seleção brasileira na equipe.
O otimismo está realmente em alta em General Severiano.
"Acabamos com a mistificação do basquete paulista", acredita o técnico Emanuel Bonfim, 58, depois de derrotar Vasco e Flamengo, que têm por base jogadores vindos de São Paulo. "Do nosso grupo, somente o Macetão e o Keith Nelson (pivô norte-americano) não são do Rio", completa.
Com um investimento de cerca de R$ 110 mil para o campeonato, o Botafogo não conta com patrocínio. "Se nos dessem o salário do Oscar, eu pagaria meu elenco inteiro e mais a comissão técnica. Ainda devolveria o troco", afirmou Bonfim, ironizando os altos ganhos dos atletas rivais.
Contando apenas com a verba do clube, os salários têm atrasado. "O salário de outubro ainda não caiu, mas estamos no dia 10 e ainda é lucro", brinca Bonfim.
O Botafogo começou a surpreender no Estadual ao superar o Flamengo, quebrando a invencibilidade do rival, no feriado de Finados. O time fez 107 a 104, com Oscar errando a última bola da partida, disputada no ginásio do Maracanãzinho, no Rio.
Em seguida, na última quarta-feira, derrubou mais um invicto, o Vasco, atual campeão nacional, com um convincente 92 a 83.
Com uma base que joga junta há três anos, o Botafogo vem apostando no jogo de conjunto. O time busca uma conquista que não vê há nove anos. Na última vez em que foi campeão do Estadual, o Botafogo do ala Sérgio Silva, o Boleta -atual diretor de basquete do clube-, derrotou o Flamengo, então dirigido por Bonfim. "Não faz tanto tempo", minimiza Silva. "O título nos daria a visibilidade necessária para conseguirmos patrocínio para o Nacional de 2001", diz o dirigente.

NA TV - Botafogo x Vasco, na ESPN Brasil, ao vivo, às 11h45


Texto Anterior: Brasileiro disputa agora torneio em Paris
Próximo Texto: Marcelinho firma-se como a "estrela solitária"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.