São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC


Frankenstein
Atormenta o Clube dos 13 a sensação de ter criado um monstro poderoso com a Copa JH. O motivo é simples: ninguém contava com a classificação de um nanico como o São Caetano para a semifinal do torneio. O time tem chances de conseguir uma vaga na Libertadores-2001, provocando mais um racha na associação.

Ele, de novo
Eurico Miranda, vice-presidente do C-13, garante que o Vasco, mesmo se ficar fora da final, já está garantido, porque foi o quinto colocado na classificação geral da primeira fase. Pelo raciocínio do dirigente, o Vasco tem prioridade sobre o São Caetano, 14º colocado na primeira, e sobre o Grêmio, 10º lugar.

Divisão
Mas nem todos concordam com Eurico no C-13. Mais: um ofício da CBF estabelece a campanha na semifinal como critério para a escolha das vagas na Libertadores. Portanto, se São Caetano/Grêmio ou Vasco ficarem fora da final, obterá a segunda vaga quem tiver se saído melhor na semifinal. O Cruzeiro já está classificado.

Lógica própria
Os critérios de desempate na semifinal são: melhor saldo de gols, maior número de gols na casa do adversário, maior número de gols marcados e sorteio. Eurico, vice-presidente do C-13, rechaça o ofício. "Vai contra qualquer princípio lógico."

Vira, virou
Caso triunfe a tese de Eurico, a entidade estará jogando no lixo o maior atrativo para os 116 clubes da JH, já que o torneio não tem acesso nem descenso. Em sua reta final, o Nacional-2000 pode ser 100% coerente: nascido de uma virada de mesa, terminaria com outra.

Direção perigosa
O atacante brasileiro Ronaldo, que se recupera de cirurgia no joelho, foi pego dirigindo alcoolizado em San Sebastian, na Espanha. A informação é do diário espanhol "Marca". O jogador da Inter de Milão, depois de pagar multa de 18 mil pessetas (cerca de R$ 175), foi liberado pelas autoridades locais.

Reabilitado
O ex-árbitro Arnaldo César Coelho vai voltar ao posto de comentarista da Rede Globo de TV, após ter sido afastado por ter feito campanha política no Rio de Janeiro. Reassume no torneio Rio-São Paulo.

Mais um vice
Com a divulgação pela Folha do ranking das maiores dívidas do futebol brasileiro com a Receita uma provocação começou a circular no Senado: nem entre os devedores o Vasco, do deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), consegue ser campeão, pois é vice na lista, atrás do Cruzeiro, de Zezé Perrela (PFL-MG).
Lição de casa
O recesso parlamentar, que começa na prática quinta-feira, será usado pelos integrantes da CPI do Futebol, no Senado, para a análise detalhada dos documentos coletados até agora. "Vamos fazer a checagem do material e tomar deliberações importantes", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
Ensaio
De acordo com Dias, o depoimento de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, amanhã será "um pano de fundo" para requerimentos que serão apresentados após o fim do recesso, em fevereiro. O Senado quebrou apenas o sigilo da confederação, deixando Teixeira fora.
Cabo eleitoral
José Carlos Brunoro que expandir seus negócios no NE. Após passagem desastrosa pelo interior de SP, o ex-executivo da Parmalat tem planos para uma parceria com o Santa Cruz. O negócio, no entanto, depende da vitória do deputado federal José Mendonça (PFL-PE) na disputa pela presidência do clube.

Sem mecenas
Apesar de ser a maior surpresa do Estadual masculino de basquete do Rio, o Botafogo ainda não conseguiu patrocínio para o Nacional-2001. A diretoria chegou até a oferecer a publicidade gratuita na camiseta para um patrocínio que só se iniciaria em janeiro. Em vão. DIVIDIDA

Do ex-jogador argentino Alfredo Di Stéfano, apontado por muitos como maior futebolista da história, sobre a disputa pelo prêmio de craque do século:
- Não me interessa nada o tema.

CONTRA-ATAQUE

Ilustre desconhecido

O Palmeiras, com um time totalmente desconhecido, venceu a Copa dos Campeões, disputada no Nordeste, que lhe garantiu uma vaga na Libertadores.
Na chegada dos palmeirenses ao aeroporto, em São Paulo, alguns integrantes da organizada Mancha Verde e demais torcedores foram recepcionar os jogadores, tendo, inclusive, surpreendido a delegação.
Cada jogador que saía para o saguão, a torcida tentava saudá-lo pelo nome, mas nem sempre era possível.
Era notório o comentário entre as pessoas do tipo:
- Quem é esse mesmo?
Vendo uma razoável movimentação no aeroporto, uma gaúcha que embarcaria momentos depois, se empolgou com a presença dos campeões e decidiu pedir autógrafo ao zagueiro Paulo Turra, recém-contratado do Caxias.
Ao abordá-lo, ela disse:
- Parabéns pelo título. Por favor, me dê um autógrafo.
Mas nem deu tempo de Turra se empolgar, ela completou:
- Qual é mesmo o seu nome mesmo?

MULTIMÍDIA

Clarín
da Argentina

Pelé invoca sua condição de "rei"

BUENOS AIRES - Conhecedor das declarações de Maradona, Pelé deu uma resposta ao argentino assim que desembarcou na Itália, para a cerimônia da Fifa.
"Não importa se me nomearam o melhor do século. Tenho um título que nenhum outro tem, sou o "rei". Na sequência, o "Clarín" ironizou Pelé, classificando-o de modesto e lembrando que as monarquias ("a do Brasil foi extinta há mais de cem anos") estão em decadência.
Depois, citou enquete feita pela TV RAI, em que a maioria dos votantes optou por Maradona como jogador do século.

Olé
da Argentina
Fifa apela para receber Maradona

BUENOS AIRES - A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, enviou faxes e diversos dirigentes realizaram ligações telefônicas à casa de Diego Armando Maradona pedindo que ele fosse à cerimônia de premiação do melhor jogador do século.
Inicialmente, o argentino havia afirmado que não compareceria à cerimônia se tivesse de dividir a premiação com alguém, mas mudou de idéia.
"Te esperamos com os braços abertos", teria dito Joseph Blatter, presidente da Fifa, em mensagem deixada na secretária eletrônica de Maradona.



Próximo Texto: Pelé, o melhor; no tapetão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.