São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Divórcio
A Record não deve transmitir futebol em 2003. O acordo com a Globo, que já estava fechado e que daria à TV de SP os direitos do Brasileiro e da Copa do Brasil, fez água. Motivo: a Globo reviu para cima seu pedido, de R$ 17 mi para até R$ 23 mi, dependendo do que a rival arrecadasse. A emissora paulista não quis.

Tapetão
A Globo anunciou ontem que entrará mesmo na Justiça para tentar impedir que o SBT transmita o Paulista de 2003.

Replay
Parte do "Jornal Nacional" da próxima terça será apresentada de Madri por Fátima Bernardes. Enviada da Globo à Copa-2002, ela cobrirá a entrega do prêmio da Fifa para o melhor do mundo, que deve ficar com Ronaldo.

Inferno astral
Não é apenas entre os pentacampeões que Pelé está em baixa. Os santistas, assim como os atletas da seleção, sentiram-se abandonados pelo "Rei" e avaliam que ele só está elogiando o time agora por "oportunismo".

Não, obrigado
O Corinthians rejeitou a oferta do São Paulo e não ocupará o vestiário especial do clube no próximo domingo. Na primeira partida, os santistas ocuparam a sala exclusiva dos jogadores são-paulinos. O gerente corintiano Edvar Simões alegou que o time se sentiria mais à vontade no vestiário de número um.

Metralhadora
Já o vice Antonio Roque Citadini não desiste de alfinetar os rivais. Questionado sobre a possibilidade de o São Paulo fazer proposta ao lateral corintiano Kléber, saiu-se com esta: "Pelos últimos acontecimentos, dessa gente é possível esperar tudo".

Só pode ser piada
Circula entre conselheiros palmeirenses o que a CPI do Palmeiras, que pode ser instalada na Assembléia Legislativa de SP, deve investigar no Parque Antarctica. São 30 questões, entre elas: "Quais os motivos da venda do Galeano, verdadeiro símbolo de amor ao clube?".

De bom grado
Desprezado pelo PC do B, o Ministério do Esporte é bem-vindo ao PTB. "Qualquer ministério é relevante. Seja Esporte e Turismo ou Planejamento, conduziremos a pasta com o maior carinho", disse o presidente do partido, José Carlos Martinez.

Leilão
Além do PTB, mais três partidos ainda podem ficar com o Esporte: o PL (principalmente se o turismo não for desmembrado), o PMDB e o próprio PC do B, que coloca como condição uma autonomia maior na estrutura.

Pela metade
A reivindicação dos comunistas é quase uma ilusão. Não importa qual partido assuma o ministério, o PT não está disposto a abrir mão de comandar a Secretaria Nacional de Esportes, órgão que gerencia a pasta.

Primeiro passo
O projeto de lei que institui a "bolsa-atleta", do deputado Agnelo Queiroz (PC do B-DF), foi aprovado ontem na Comissão de Educação da Câmara. Prevê a concessão de bolsas mensais para quatro categorias de atletas: estudantil, nacional, internacional e olímpico/paraolímpico.

Armação à vista
A discussão do "número de vagas para acesso/descenso" é um dos itens da pauta da reunião do Conselho Técnico da CBF (formado pelos clubes da Série A) para o Brasileiro-03.

Para o ano que vem
Deve ficar para 2003 o acerto de Ricardo Gomes com a CBF. Ele entra de férias esta semana, e Ricardo Teixeira -que ontem foi a Goiás ajudar o aliado Wilson Silveira, presidente de federação que tenta a reeleição- vai a Madri no fim de semana.

Sinais da crise
O técnico da seleção feminina de vôlei, Marco Aurélio Motta, não foi ontem à festa de fim de ano da CBV. O evento homenageava os campeões de 2002, e Motta, sem títulos neste ano, recebeu convite, mas não passagem aérea. Das atletas, só apareceu a atacante Paula (Osasco).

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Marinho Peres, ex-zagueiro da seleção e atual técnico do Belenenses, aconselhando os portugueses sobre Scolari:
- Se há alguém a espreitar a oportunidade de entrar em brigas, cuidado com o Felipão.

CONTRA-ATAQUE

Samba x fado

Principal entusiasta da contratação do técnico Luiz Felipe Scolari para a seleção de Portugal, Gilberto Madaíl, presidente da federação de futebol do país, jamais admitiu a possibilidade de as negociações darem errado.
Em meio às críticas de treinadores portugueses, Madaíl costumava dizer:
- Vou até o fim. Faremos tudo quanto for possível para ter o melhor do mundo.
Pois foi com esse espírito, e mais uma boa dose de ironia, que o dirigente recebeu a ameaça da ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol).
O presidente da ABTF, Orlando Peçanha, afirmou que pode impedir Scolari de assumir a seleção portuguesa, pois, segundo ele, o técnico pentacampeão mundial não tem uma carta de apresentação da associação.
Ao saber das declarações de Peçanha, Madaíl afirmou:
- Só posso achar que é samba. Como é que um treinador que é campeão do mundo poderia estar sujeito a qualquer tipo de regras para treinar em Portugal? Acho isso tão ridículo que nem quero comentar.


Próximo Texto: A Fiel já não é mais tão fiel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.