São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Bairrismo, coleguismo, clubismo e outros "ismos"

NÃO HÁ eleição de melhor que não gere uma polêmica.
A unificação (essa não precisa de aspas) dos prêmios da Bola de Ouro e da Fifa teve pomposa festa no estilo das do Oscar, com tapete vermelho, superprodução e reunião rara de estrelas.
Mas uma análise mais profunda dos votos sugere que há bairrismo, coleguismo e outros "ismos" na avaliação de alguns julgadores (sempre dizem nos desfiles das escolas de samba "que ninguém sabe o que passa na cabeça dos jurados").
Contei 27 votos "diferenciados" (é moda) para melhor jogador, escolhas de três nomes que não são os de Messi, Iniesta e Xavi, os três melhores oficialmente.
Um desses votos "alternativos" foi o de Stankovic, da Inter. Para o capitão da Sérvia, o melhor de 2010 foi Sneijder. OK. O segundo melhor foi Eto'o. OK. E o terceiro melhor foi Maicon. OK. Os três jogam na Inter, multicampeã. E, claro, são colegas de clube de Stankovic.
Um votante colocou Gyan Asamoah, astro de Gana, como melhor do mundo. O eleitor foi o representante da imprensa do Chade (Eric Topona). Além dele, cravaram Gyan entre os três melhores pessoas de Gâmbia, Maláui, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suazilândia, Tanzânia, Togo e Uganda. De fora da África, o ganense só foi lembrado pelo representante da imprensa do Camboja.
Alguém pode achar que, como os africanos acompanharam mais o futebol de Gyan, optaram por ele de forma justa. Mas há quem possa ver uma "africanada" (versão continental para ""cariocada", "paulistada" e outras "adas"), como o capitão de São Tomé e Príncipe votar em três africanos.
Interpretações também poderiam ver nesta Bola de Ouro da Fifa "holandada" (o capitão de Aruba acha Sneijder e Robben os dois melhores), "zagueirada" (o finlandês Hyypia vê Puyol como o número 1) etc.
No fim, venceu O melhor.


Texto Anterior: Olimpíada: Atletas pegos no doping não poderão estar em Londres-12
Próximo Texto: Tribunal em estádio amplia força
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.