UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro derrota Roger Federer, quarto do ranking, e avança às oitavas

Em Indian Wells, Guga bate principal vitorioso de 2003

John G. Mabanglo/France Presse
Gustavo Kuerten saca durante sua vitória sobre Roger Federer, que o colocou nas oitavas-de-final do Masters Series de Indian Wells


DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten brecou ontem em Indian Wells a ascensão do tenista mais vitorioso de 2003.
Guga derrotou o suíço Roger Federer por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6) e avançou às oitavas-de-final do primeiro Masters Series do ano.
Quarto do ranking da ATP, Federer, 21, já conquistou dois títulos e acumula o maior número de vitórias (21) nesta temporada.
Com a derrota para o brasileiro, Federer, que terminou 2002 na sexta posição, vai perder 40 de seus 2.780 pontos no ranking.
"Foi uma grande partida e a minha melhor vitória do ano", disse Guga, que derrotou um top ten pela primeira vez em 2003 e havia sido derrotado por Carlos Moyá, então quarto do mundo, nas semifinais do Torneio de Buenos Aires, no mês passado, por 2 a 0.
No primeiro confronto entre Guga e Federer, no Masters Series de Hamburgo no ano passado, o suíço havia sido o vencedor.
O jogo de ontem foi bem diferente da estréia contra o croata Goran Ivanisevic, a qual o brasileiro venceu em 53 minutos.
Guga obteve a primeira quebra contra Federer no quinto game, mas permitiu o empate no oitavo. Ele retomou a vantagem no 11º game e só confirmou seu serviço para fechar o primeiro set por 7/5.
Na segunda parcial, após uma quebra para cada jogador, Kuerten teve que salvar quatro set points, mas conseguiu confirmar seu saque e provocar o tie-break.
Federer começou o desempate na frente, mas Guga obteve a recuperação e fechou em 7/3.
Kuerten, 26, volta à quadra hoje, no quarto jogo da rodada que começa às 15h, e pega o argentino Agustin Calleri, que ontem bateu Tim Henman (GBR) por 6/4 e 7/6.
Calleri, 26, faz a sua melhor temporada, é o 41º do ranking e foi campeão do Torneio de Acapulco, derrotando o carrasco de Guga, seu compatriota Mariano Zabaleta, na decisão.
Kuerten já enfrentou o argentino três vezes e venceu duas. A derrota ocorreu no Torneio de Buenos Aires de 2002 -foi o último jogo dele antes da cirurgia.
As duas vitórias em Indian Wells já garantiram ao brasileiro 75 pontos, a mesma soma da semifinal de Buenos Aires.
O brasileiro, 24º no ranking, não tem pontos a defender nesta semana. O conforto de jogar sem se preocupar prossegue até o início de abril. No ano passado, ele passou pouco mais de dois meses se recuperando da operação.
Com nove torneios, o Masters Series só perde em importância para o Grand Slam e concede 500 pontos ao campeão de cada uma das etapas. A melhor campanha de Guga nas quadras duras de Indian Wells foi a semifinal de 1999.

NA TV - Masters Series de Indian Wells, ao vivo, às 18h, na Sportv


Texto Anterior: Ciclismo: Atleta morre durante prova na França
Próximo Texto: Brasileiro chega à quinta vitória em 10 tie-breaks
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.