UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI DE PRAIA

Brasil aceita adotar regras internacionais

DA REPORTAGEM LOCAL

O Circuito Brasileiro tem novas regras na temporada 2003 por orientação da FIVB. A federação internacional quer que todos os torneios nacionais sigam o mesmo padrão, aproximando-se cada vez mais do Circuito Mundial.
Na competição brasileira, que começa com a etapa de Caxias do Sul (RS), não haverá mais a parada técnica para que os jogadores possam beber água -regra que não existe no Circuito Mundial- e o controle da condução de bola será mais rigoroso.
"Não era permitido "carregar a bola", claro, mas havia mais tolerância [por causa do efeito do vento na bola]", disse Nereu Marques, coordenador de arbitragem de vôlei de praia da CBV.
A parada para o atleta beber água havia sido introduzida no Brasil por causa do forte calor de algumas sedes da competição.
Segundo a CBV, a regra foi retirada porque, ao longo do torneio, os atletas ganhavam resistência e não bebiam água.
"Estávamos perdendo tempo, pois são muitos jogos a serem disputados", disse Marques.
Algumas diferenças, no entanto, continuam. A presença de técnicos na quadra, proibida no evento internacional, continuará liberada. Além disso, o Brasileiro terá partidas que duram 18 pontos, diferentemente dos 21 utilizados no Circuito Mundial.
A primeira das 15 etapas do Circuito Brasileiro-2003 terá a final neste domingo.


Texto Anterior: Basquete: Punido, Franca ameaça deixar o Brasileiro
Próximo Texto: Futebol: Luis Fabiano afasta zebra amazonense
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.