São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians de Mano já é vice-líder do Paulista

Equipe mostra pragmatismo para conquistar sua sétima vitória no campeonato

Tom Dib/Lancepress
O atacante Dentinho é perseguido por jogadores do Rio Preto na sétima vitória do Corinthians no Paulista, ontem, no interior

Rio Preto 0
Corinthians 1

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o jeito Mano Menezes, o Corinthians sobe no Paulista. Ontem, sem ser ameaçado e com um futebol eficiente, o time alcançou a vice-liderança do Estadual, com 26 pontos.
Foi a sétima vitória da equipe, a segunda por 1 a 0. Agora o time, ao lado do São Paulo, é o que menos perdeu no torneio -só duas vezes - e tem a melhor defesa da competição.
Com o triunfo, pelas contas do técnico corintiano, faltam oito pontos para o time assegurar vaga na semifinal.
O gol corintiano foi marcado pelo meia Héverton, em cobrança de falta que contou com o desvio do volante Rafael Silva, do Rio Preto. "Uma campanha é feita de jogos como esse. Teremos de superar adversários usando o pragmatismo como foi hoje [ontem]", afirmou o treinador do Corinthians.
O time alvinegro volta a campo no próximo sábado, contra o Juventus, no Morumbi.
Os corintianos controlavam sem muita dificuldade a partida. Com bom posicionamento defensivo, não eram ameaçados pelo Rio Preto e saíam em velocidade para o ataque. O lado direito, com Carlos Alberto, era a melhor opção. Diogo Rincón também dava boa dinâmica à equipe no meio-campo.
Ao Corinthians, porém, faltava poder de definição. A bola até chegava aos pés de Herrera e Dentinho, mas, na maioria das vezes, os atacantes não sabiam o que fazer com ela. Como conseqüência disso, o goleiro Marcelo não fez uma defesa sequer na primeira etapa.
Uma outra opção tática de Mano Menezes, a escalação de André Santos no meio-campo pelo lado esquerdo, não funcionou. Tanto que, nos minutos finais da etapa inicial, a torcida corintiana, maioria no estádio, passou a gritar o nome de Lulinha, que virou reserva.
E, no tempo final, o treinador corintiano resolveu mudar. Tirou Carlão, que atuava improvisado na lateral, recuou André Santos e pôs o meia Héverton.
O diagnóstico de Mano: o time errou muitos passes no primeiro tempo, e Carlão e André Santos se atrapalharam no primeiro tempo. A mudança surtiu efeito positivo para os corintianos logo aos 6min.
Pelo lado esquerdo, Héverton cobrou falta da intermediária. A bola foi desviada por Rafael Silva e enganou o goleiro Marcelo: 1 a 0. O árbitro deu o gol para Héverton, que foi abraçar Mano Menezes.
A vantagem corintiana foi ampliada pouco depois, quando o lateral Maurício fez falta em Dentinho e foi expulso.
E, definitivamente, o time alvinegro adotou o lado esquerdo para atacar. Na etapa final, Carlos Alberto praticamente desapareceu. E, com André Santos, o time ia criando, e perdendo, ótimas chances.
Nos últimos minutos da partida, os comandados de Mano Menezes recuaram perigosamente. Mesmo com um jogador a menos, o Rio Preto pressionou, mas parou em boas defesas do goleiro Felipe.


Texto Anterior: "Isso será muito bom, sou 100% a favor", diz Kia
Próximo Texto: Saci: É 16º reforço do time alvinegro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.