São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 3ª safra de Meninos da Vila bate Palmeiras

Atual geração é a única a desbancar rival de amanhã em jogos importantes

Título estadual de 1978, que consagrou primeira das três levas de jovens craques do Santos, veio após trinca de derrotas para o adversário

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS
RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Juary, 19, Pita, 20, e João Paulo, 21, tentaram e falharam.
Robinho, 18, e Diego, 17, também não conseguiram. Só Neymar, 17, e Ganso, 19, já fizeram uma geração de Meninos da Vila superar o Palmeiras.
A terceira leva de garotos habilidosos do Santos é a única que, em jogos cruciais, não sucumbiu ante o rival de amanhã.
As idades citadas no primeiro parágrafo indicam quanto esses atletas tinham quando suas respectivas gerações enfrentaram o clube do Parque Antarctica, em 1978, 2002 e 2009.
No primeiro clássico do ano passado, sem Paulo Henrique Ganso e Neymar, quem brilhou foi a então jovem estrela do rival, Keirrison, que comandou a goleada (4 a 1) no Parque Antarctica com dois gols feitos.
O duelo se repetiria mais duas vezes pelas semifinais. Já com os novos Meninos da Vila no time, a história foi diferente. Com direito a gol da vitória na partida de ida, Neymar ajudou o Santos a se classificar para a final ante o Corinthians após duas vitórias por 2 a 1.
Talvez o conjunto mais talentoso dentre os três que ganharam a famosa alcunha, ele terá amanhã o primeiro encontro com o Palmeiras neste ano.
"O Dorival tem pensamento igual ao do Formiga", diz João Paulo, 52, ponta-esquerda dos Meninos da Vila originais.
João Paulo refere-se aos técnicos Dorival Jr., comandante do time atual, e Formiga, que levou os jovens craques ao título estadual de 1978 -o torneio acabou no ano seguinte.
Curiosamente, naquela conquista o Santos perdeu os três jogos que fez contra o Palmeiras durante o Estadual, um por 2 a 0 e os outros por 2 a 1.
"O Palmeiras era uma equipe bem montada, encontramos muitas dificuldades. O treinador era o Telê Santana", lembra João Paulo. Na verdade, Telê era o técnico apenas no primeiro duelo. Nos demais, disputados já em 1979, o uruguaio Filpo Nuñes estava no comando.
Em 2010, o "veterano" Robinho, 26, foi incorporado ao grupo de moleques atrevidos. Além de Neymar e Ganso, há ainda André, 19, e Wesley, 22.
Na segunda geração de Meninos da Vila, ao lado de Diego, Robinho empatou (1 a 1, com gol seu) o único duelo que fez com o Palmeiras no Brasileiro que conquistou em 2002.
Depois, em 2004, empatou mais uma vez pelo Paulista (2 a 2), quando marcou um dos gols. No Nacional, que ele ganharia novamente, levou de 4 a 0 em plena Vila Belmiro. Robinho, Diego e Renato, poupados, entraram no decorrer da partida.
Robinho só venceu o Palmeiras no segundo turno (2 a 1), já sem Diego, vendido ao Porto.


Texto Anterior: CBF anuncia data de ida para a Copa
Próximo Texto: Na defesa: Antônio Carlos marcará por zona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.