São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2001

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AUTOMOBILISMO
Com manobras e declarações arrojadas, colombiano é o mais novo cotado para substituir Barrichello

Italianos já colocam Montoya na Ferrari

Associated Press
O colombiano Juan Pablo Montoya dá entrevista em Imola, onde as equipes se preparam para início dos testes para o GP italiano


FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A IMOLA

Bastaram três corridas na F-1, algumas declarações atrevidas e uma ultrapassagem sobre o melhor piloto do mundo. Juan Pablo Montoya já se tornou, para os italianos, o candidato ideal à vaga de Rubens Barrichello na Ferrari.
Em Imola, na Itália, onde hoje começam os treinos para o GP de San Marino, quarta etapa do Mundial, o colombiano é a grande atração. Sempre preocupados com os pilotos ferraristas, os fotógrafos e repórteres passaram a tarde de ontem concentrados diante do caminhão da Williams.
O motivo: segundo reportagens dos jornais italianos, o desempenho do estreante no GP Brasil -dentro e fora da pista- chamou a atenção de Luca di Montezemolo, o presidente da Ferrari.
"Nos dias seguintes à corrida de Interlagos, Montezemolo procurou todas as informações sobre Montoya. Queria saber como ele é, como trabalha e, sobretudo, como é o seu contrato com a Williams", relatou, por exemplo, o diário "Tuttosport", de Turim.
A idéia do dirigente seria fazer do colombiano o sucessor de Schumacher. E, para isso, Montezemolo gostaria que Montoya trabalhasse lado a lado com o alemão até 2006, quando ele deve deixar a escuderia e a F-1
Há, no entanto, um empecilho nos planos do ferrarista. Na melhor da hipóteses, o colombiano só estará liberado do contrato com a Williams para 2003.
Assim, a Ferrari precisaria de um "piloto-tampão" para o próximo Mundial. A solução mais viável seria renovar com Barrichello por apenas mais um ano -o atual compromisso do brasileiro vence em dezembro.
Sorridente, acenando para torcedores que já se aglomeravam na entrada do autódromo, Montoya não quis falar sobre o futuro: "Não sei se as coisas mudaram para mim depois de Interlagos".
Apesar de não ter vencido o GP Brasil, o colombiano foi o grande nome da corrida, há duas semanas. Largando em quarto lugar, já era o segundo ao fim da primeira volta. Na terceira volta, assumiu a liderança ao superar Schumacher no S, em uma manobra arrojada.
Após liderar 36 voltas da prova, abrindo mais de um segundo de vantagem sobre Schumacher, o colombiano foi acertado na traseira pelo Arrows de Jos Verstappen e teve que abandonar.
Sua postura depois do acidente -expressão alegre e a promessa de que vai lutar por vitórias neste campeonato- lhe rendeu pontos nos bastidores.
"Montoya parece comigo quando eu comecei. Ele não tem respeito excessivo pelos outros pilotos", afirmou Schumacher, em entrevista à última edição da revista inglesa "Autosport".
Montoya nunca havia corrido em Melbourne, Sepang ou Interlagos. Pela primeira vez no ano, entra hoje em uma pista sabendo exatamente o que vai encontrar -já correu em Imola em 98, de F-3000. "Larguei da pole, mas bati depois de cinco voltas."



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