São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Próximo Texto | Índice

Corinthians x Santos e Ponte x Botafogo definem finalistas do Paulista

SP põe currículos em jogo


Em São Paulo e em Campinas, rodada decisiva confronta times alicerçados em atletas e técnicos campeões estaduais e equipes que ainda procuram enterrar tabus


DA REPORTAGEM LOCAL

De um lado, dois times repletos de profissionais acostumados a títulos e que já ostentaram a faixa de campeão paulista. De outro, duas equipes que tentam enterrar a fama de perdedoras e se classificar para as finais do Estadual.
Corinthians x Santos, no Morumbi, e Ponte Preta x Botafogo, no Moisés Lucarelli, duelam hoje, às 16h, para ver quem decidirá o primeiro Paulista do milênio.
Entre os semifinalistas, o Corinthians, que precisa de uma vitória por qualquer placar para continuar na luta por seu 24º título estadual, é o que tem mais titulares campeões paulistas, seis (Maurício, Kléber, André Luiz, Marcelinho, Ricardinho e Ewerthon).
O número pode chegar a sete se o técnico Wanderley Luxemburgo, que já foi campeão paulista quatro vezes, optar por Índio no lugar de Rogério.
O Santos, que vai à decisão com um empate e que tenta quebrar um jejum de 17 anos, tem apenas dois titulares que já ganharam o Estadual mais disputado do país: Dodô e Rincón.
Apesar da vantagem numérica sobre os santistas, os corintianos não consideram que o fato de ser um elenco mais vencedor transforme a equipe em favorita.
"Conta a favor ter jogadores como Marcelinho e Ricardinho, experientes na conquista de títulos. Mas só isso não ganha jogo", resumiu o atacante Ewerthon.
Na outra semifinal, acontece o mesmo. A Ponte Preta tem no zagueiro Ronaldão o recordista em títulos paulistas. O tetracampeão mundial em 1994 ganhou a competição quatro vezes.
Ronaldão pode, se levar a Ponte Preta a seu primeiro título, igualar uma marca de Pelé. O maior jogador da história conquistou o Estadual em três décadas diferentes. De 1958 a 1973, o Santos de Pelé ganhou a competição dez vezes.
No banco, a Ponte também tem um campeão paulista. O técnico Nelsinho Baptista ganhou o título em 1997, pelo Corinthians, e em 1998, pelo São Paulo.
No total, a Ponte, que precisa de uma vitória para chegar à sua quarta decisão no Estadual, tem três titulares que já venceram o torneio: Ronaldão, Elivélton e Macedo, todos campeões na década de 90 pelo São Paulo.
Dos quatro semifinalistas, o único que não tem em seu elenco um campeão paulista é o Botafogo, que também busca o primeiro Estadual de sua história.



Próximo Texto: Ribeirão incentiva a Ponte; Campinas torce pelo Bota
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.