São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parreira ajusta time e conquista seu primeiro título pelo futebol paulista

Corinthians disciplinado vence o Rio-SP dos cartões

Jorge Araújo/Folha Imagem
Jogadores do Corinthians comemoram 5º título do clube no Torneio Rio-SP, conquistado após empate em 1 a 1 contra o São Paulo no Morumbi


ADALBERTO LEISTER FILHO
FÁBIO SOARES
MARÍLIA RUIZ

DA REPORTAGEM LOCAL

O time mais disciplinado venceu o Torneio Rio-São Paulo de 2002, eternizado desde já como o ""campeonato dos cartões".
Sob o comando do sereno Carlos Alberto Parreira, o Corinthians empatou com o São Paulo ontem em 1 a 1, no placar, e em 2 a 2, nos cartões amarelos, e conquistou pela quinta vez em suahistória o título do mais tradicional interestadual do país -havia ganho em 1950, 1953, 1954 e 1966.
O torneio foi ainda mais valorizado neste ano por tomar o espaço dos dois principais Estaduais do país. A competição inchou em sua 24ª edição, dobrando de 8 para 16 o número de participantes. A continuidade do Rio-São Paulo nos mesmos moldes deste ano ainda está sendo discutida.
A equipe do Parque São Jorge acabou sendo campeã pelo critério técnico, pois havia vencido o primeiro confronto com o São Paulo por 3 a 2.
Se o time do Morumbi tivesse vencido por um gol de diferença -placar mantido até os 34min do segundo tempo-, a decisão, devido ao polêmico regulamento da competição, sairia no número de cartões mostrados pelo juiz.
Como tiveram quatro amarelos cada um na fase final, o Corinthians levaria o título por ter sido a equipe de melhor campanha na primeira fase. O time de Parreira somou 31 pontos e superou o Palmeiras no saldo de gols.
Na parte disciplinar, na primeira fase, os corintianos haviam recebido 23 cartões amarelos e um vermelho. O São Paulo levou 38 amarelos e oito vermelhos.
Os são-paulinos, no entanto, eliminaram Palmeiras nas semifinais por terem sofrido menosamarelos nos dois jogos da fase.
O título premia a melhor equipe do torneio tanto tecnicamente como disciplinarmente e, mais especialmente, o treinador que levou a seleção brasileira ao tetracampeonato. Após o título mundial nos EUA, Parreira assumiu vários clubes no país, como São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Santos e Internacional, mas não obteve títulos de expressão.
O Corinthians empata agora com Palmeiras e Santos em número de títulos do Rio-SP -os três são os maiores vencedores da competição, que neste ano não teve cariocas na fase final. Na quarta-feira, o time decidirá a Copa do Brasil com o Brasiliense, no DF.



Texto Anterior: O que ver na tv
Próximo Texto: Ferrari humilha o melhor Barrichello
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.