São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher desaprova ordem

DO ENVIADO ESPECIAL

Único beneficiado com a atitude ferrarista, Michael Schumacher se arrependeu de ter ultrapassado Rubens Barrichello e admitiu que tentou desobedecer a ordem da equipe. Só não conseguiu porque o brasileiro desacelerou demais na última volta.
"Se pudesse voltar atrás, não passaria o Rubens. Na verdade, tentei tirar o pé na última volta, mas ele tirou ainda mais", declarou Schumacher, constrangido. "Se você olhar a telemetria, vai ver que Rubens tirou o pé na reta. Eu tirei também, para não passar. Mas aí ele quase parou o carro."
Ele disse que preferiria não ter recebido nenhuma orientação pelo rádio: "Me avisaram para passar, e eu, como o Rubens, não fiquei satisfeito. Acho que ninguém ficou. Gostaria de que não tivesse havido nenhuma ordem. Seria melhor terminar como estava, ele em primeiro, eu em segundo".
A cronometragem da FIA dá créditos para Schumacher.
Da 65ª até a 70ª volta, o tetracampeão se manteve na casa de 1min09s. No 71º e último giro, o alemão aliviou o ritmo: completou o circuito em 1min11s722.
Barrichello, porém, foi mais obediente. Tirou o pé a partir da 68ª volta, exatamente quando Ross Brawn entrou no rádio e lhe passou a ordem. E completou a última volta em 1min13s004.
Foi o 103º pódio da carreira do alemão. Com mais quatro, ele bate o recorde histórico da F-1, que ainda hoje é de Alain Prost.
Foi, ainda, a 58ª vitória da carreira de Schumacher e a quinta em seis corridas disputadas neste ano. O resultado quebrou um tabu: o circuito de Zeltweg era o único dos 17 do calendário da F-1 onde ele nunca havia ganho.
Se mantiver o ritmo, o alemão poderá conquistar o Mundial no GP da França, no dia 21 de julho, com seis etapas de antecedência. Seria o maior domínio de um piloto desde que Nigel Mansell, com um Williams, levou o título de 1992 na 11ª das 16 etapas. (FSX)



Texto Anterior: FIA não punirá ato por permitir jogo de equipe
Próximo Texto: Ferrari aciona "operação abafa" após a corrida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.