São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENAS 2004

Para receber chama olímpica pela 1ª vez, Rio usa carro-pipa e tira anúncio de rivais de patrocinadores

Faxina da tocha limpa urina e outdoor

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Horas antes da passagem da tocha olímpica hoje pelo Rio, as principais ruas do trajeto de 49 km da corrida de revezamento serão lavadas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana para deixar ""a cidade mais bonita".
No final da madrugada deste domingo, funcionários da empresa estariam limpando com vassouras e carros-pipa os trechos considerados ""boêmios" do roteiro, como a Lapa, no centro, e os bairros da Gávea, de Laranjeiras e de Copacabana, na zona sul.
""Como o sábado é muito agitado nesses pontos, começaremos o serviço na madrugada, para tirar o lixo e o cheiro forte de urina. A intenção é deixar as ruas bem limpas na TV", disse o diretor de serviço da Comlurb, Edson Rufino.
Hoje de manhã, a tocha vai chegar, pela primeira vez na história, à América do Sul. Por volta das 6h30, a lanterna com o fogo olímpico desembarca no Rio após ter rodado oito países. Neste ano, numa iniciativa inédita, a chama percorrerá todos os continentes.
Uma outra faxina, esta comercial, está sendo realizada no Rio desde o início da semana ao longo dos 49 km do revezamento. Para não desagradar aos patrocinadores internacionais -Coca-Cola e Samsung-, a Prefeitura do Rio baixou um decreto que impede a veiculação de anúncios de empresas concorrentes em outdoors ou galhardetes no trajeto.
""A varredura tem sido feita diariamente. Caso seja detectada alguma intervenção indevida, temos meios legais para retirar esses anúncios até pela força", disse o diretor de relações internacionais do COB, Carlos Osório.
No Brasil, a tocha passará pelas mãos de 120 pessoas -cada uma vai percorrer cerca de 400 metros.
Pelé dará início ao revezamento, às 9h, no Maracanã. A corrida termina por volta das 16h, quando o atacante Ronaldo subirá no palco montado na praia do Flamengo para acender a pira olímpica.
O show no aterro, com 30 cantores e estimativa de 500 mil pessoas, será o ponto máximo do evento. A PM destacou 1.500 homens para a segurança.
O custo estimado da passagem da tocha pela cidade é de R$ 7 milhões, bancados por COB, patrocinadores e Prefeitura do Rio.


Texto Anterior: Atletismo: Ex-marido pode incriminar Marion Jones
Próximo Texto: Saiba mais: Movida a gás, estrela da festa custa R$ 1.130
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.