São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Time pode até perder pontos, mas não título

DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa pela Liga Espanhola 2006/2007 não deve ser afetada pela queda-de-braço entre CBF e Real Madrid, envolvendo Robinho. Assim, a tendência é que, se houver punição da Fifa, o time espanhol perca pontos só em um campeonato futuro.
É o que diz Rinaldo Martorelli, membro de uma das Câmara de Disputas da Fifa. Se a CBF recorrer à entidade, como pretende, será o órgão que decidirá a questão.
Pela legislação, o Real Madrid pode ser punido com a perda de pontos se escalar Robinho no domingo, pela última rodada do Espanhol. Sanções econômicas também são previstas. Isso por descumprir norma da Fifa, que prevê a liberação do jogador pelo clube para competições oficiais.
"É difícil a Fifa dar decisão até sexta-feira. E, depois, não é tendência na entidade determinar perda de pontos retroativa, interferindo no resultado do campeonato concluído", conta Martorelli.
Para ter chance de o clube ser punido imediatamente, a CBF tem que entrar rápido com recurso na Fifa pedindo a liberação de Robinho. Então, o presidente de uma das Câmaras de Disputa pode dar razão à confederação, o que pode gerar punição já. "Seria uma medida preventiva", conta o advogado.
No entanto, normalmente, o processo é mais demorado. O Guarani deixou de pagar por um jogador e só foi punido com perda de pontos três anos depois do ocorrido.


Texto Anterior: Robinho opta por Real, e CBF vai à Fifa
Próximo Texto: Rival: Tevez quer revanche contra o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.