São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Império contra-ataca

RODRIGO BUENO
O G-14 do futebol europeu, formado pelos times mais poderosos do Velho Continente, esteve reunido há alguns dias.
Desencorajados por Fifa e Uefa a criar uma Superliga, os clubes atacam de novo as seleções. Eles querem ter o direito de não ceder seus milionários jogadores para amistosos e torneios menores ou então receber os milhões devidos pela cessão dos mesmos.
As discussões, segundo Lorenzo Sanz, presidente do Real Madrid e do G-14, continuarão pelo menos até o final da próxima temporada, que já inaugura novo calendário e novo formato para os interclubes europeus.
Curiosamente, cinco membros do G-14 não conseguiram classificação para a maior Copa dos Campeões da história, uma exigência dos poderosos clubes para a perpetuação no topo.
A Inter, do fenômeno Ronaldinho, o Liverpool, da sensação Owen, e o Paris Saint-Germain, do showman Okocha, estão ausentes das copas européias.
O Ajax irá restringir sua moderna Amsterdã Arena à Copa da Uefa, pois foi suplantado até pelo Willem 2º. E o Real Madrid ainda é ameaçado na Espanha.
A Juventus, talvez sem o ""melhor do mundo", Zidane, pode jogar pela Copa Intertoto contra o Gl Gotu, das Ilhas Faroë. Isso logo depois de quase ter conseguido fazer quatro finais consecutivas da Copas dos Campeões.
É exagero dizer que o império dos grandes clubes está em ruínas, mas, como o capitalismo, ele se desdobra para ficar em pé.
Em meio a essa crise, os clubes ganham um Mundial da Fifa. Mas que clubes? O único time que está 100% confirmado até agora no torneio é o Al Nasr, da Arábia Saudita, o campeão da Supercopa da Ásia de 98.
O bilionário Manchester United, que seria o legítimo representante da Europa como vencedor da Copa dos Campeões, pode desistir do evento. O Palmeiras daria mais valor a um Mundial interclubes ganho sobre o Manchester ou a um Mundial da Fifa conquistado sobre o Al Nasr?


Texto Anterior: Apesar da desvantagem, o favorito é o Corinthians
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.