São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo volta apenas em um ano

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O atacante brasileiro Ronaldo, da Inter de Milão, jogará apenas na temporada 2001/2002.
Julio Velasco, responsável pela área médica, física e atlética do time italiano, disse ontem que a temporada que está para começar na Europa servirá apenas para reabilitar clinicamente o jogador, que sofreu uma ruptura do tendão patelar de seu joelho direito.
Ronaldo, que atuou pela última vez no dia 12 de abril, na partida de ida das finais da Copa da Itália, contra a Lazio, deveria retornar aos gramados, inicialmente, em janeiro de 2001, atuando durante a metade da próxima temporada.
Mas Velasco, ex-técnico de vôlei que assumiu a área médica da Inter em maio, após a última lesão de Ronaldo, postergou em quase seis meses o retorno do jogador.
""Esta temporada será a da recuperação, a da cura. O jogador e os torcedores devem saber que é na temporada seguinte que prevemos sua volta, que veremos o verdadeiro Ronaldo", disse Velasco.
Velasco afirmou que, para a recuperação total do centroavante brasileiro, que custou US$ 36 milhões ao time italiano, é preciso ""prudência e paciência".
O médico francês Gérard Saillant, 55, que operou o jogador em Paris, declarou, após a cirurgia feita no dia 13 de abril (um dia após a contusão) que Ronaldo estaria liberado para jogar a partir do início do ano que vem.
Ronaldo recebeu autorização da Inter para continuar seu tratamento no Brasil. O jogador tem participado de atividades sociais -anteontem, por exemplo, esteve com o rei Juan Carlos, da Espanha, em evento no Rio de Janeiro.
Ronaldo diz que pretende aproveitar o tempo que está inativo participando de atividades como embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas).
O atacante, que tem feito contatos para uma possível volta ao futebol brasileiro, no Flamengo, poderia assim não atuar em nenhum jogo nas eliminatórias da Copa-2002 pela seleção brasileira.
A Folha tentou entrar em contato com os empresários do jogador para falar sobre o adiamento da volta aos gramados do atacante, mas os mesmos não estavam em seus escritórios e também não atenderam o telefone celular.
Velasco anunciou ontem também que o atacante italiano Vieri, comprado por quase US$ 50 milhões na temporada passada, poderá voltar a jogar em outubro -Vieri sofreu uma lesão muscular, em maio, que o impediu de defender a Itália na Eurocopa.
O chefe da área médica da Inter pediu a jornalistas e torcedores que contribuam para a recuperação de Ronaldo e Vieri, os deixando livres de qualquer pressão.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Técnico define amanhã dupla de zagueiros
Próximo Texto: Botafogo e Flu lançam um estádio conjunto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.