São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

O primeiro páreo

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Se futebol fosse turfe, a primeira rodada teria sido assim:
"Respeitável público, foi dada a largada para o primeiro páreo do programa. Santos se atira na frente e abre vantagem de um corpo, boa largada de Santos. Logo atrás, Lusa se projeta, São Paulo vem bem na passada, Paraná emparelha, Vasco se encorpa e forma o bloco de liderança.
Os animais avançam pela reta, e Goiás se destaca dos retardatários. O jóquei Edinho chicoteia, grita, e Goiás vem encurtando a distância por dentro. Já são poucos metros, e ele vem se aproximando do quinteto de frente, enquanto Lusa vai perdendo fôlego, vai caindo. Lusa, que largou bem, cai para o bloco intermediário. Já não acompanha o grupo ponteiro e vai para as últimas posições.
Vem mal São Caetano, vem mal Figueirense e vem mal Botafogo, senhoras e senhores. Paysandu, que vinha de um bom resultado, não confirma as expectativas e trota nas posições derradeiras.
Santos, Vasco e Paraná estão na frente, mas São Paulo arreganha os dentes e aperta o galope. Vai ganhando a dianteira, vai se destacando: um corpo, agora dois corpos à frente de Santos, Vasco e Paraná; os três estão cabeça a cabeça e caem para a disputa do segundo lugar, enquanto Goiás vem por fora, cada vez mais forte, passada larga, vai chegando, vai passando, vai tentando acompanhar o ritmo de São Paulo, que mantém uma cabeça adiante na passagem da primeira curva.
São Paulo na frente, Goiás em segundo, Santos, Vasco e Paraná brigando pelo terceiro posto.
E atenção: os animais contornam a última curva, vão entrando na reta de chegada.
Fluminense corre por fora e vem avançando, vem ganhando posições. Corinthians abre boa vantagem, Flamengo também surpreende e vai entrando em carreira. Palmeiras abre um corpo, evolui por dentro, mas já ficou, atacado por Grêmio. Palmeiras não avança e volta para o bloco intermediário. Guarani, que estava na rabeira da corrida, volta à luta.
São Paulo segue na frente, Goiás continua próximo, mas Fluminense encurta a distância, e Flamengo vem bem também. Flamengo, que não estava entre os mais apostados no início do páreo, surpreende. O quarteto briga pela liderança na entrada da reta de chegada. Os quatro estão praticamente emparelhados, mas São Paulo mantém uma cabeça adiante e vai sustentando a liderança, enquanto Fluminense deixa Goiás e Flamengo para trás e inicia o ataque a São Paulo.
Os dois cavalos vão ponteando a carreira com folga, senhoras e senhores. São Paulo está na frente, Fluminense avança por fora. Os dois seguem pela reta, Goiás e Flamengo estão um corpo atrás. Fluminense busca o primeiro lugar a todo galope. São Paulo sustenta a posição com visível dificuldade. Só faltam 500 m. Fluminense já emparelha com São Paulo. Fluminense mostra melhor rendimento e passa São Paulo. Os dois avançam pela reta de chegada, São Paulo perde a liderança, Fluminense abre distância de um corpo, Fluminense na frente, são os últimos 100 m, Fluminense por um corpo e... cruzam a faixa final.
Vitória de Fluminense, cavalo da raça tricolor, montado por Robertinho. São Paulo em segundo, montado por O. de Oliveira. O terceiro lugar vai ser decidido na fotografia entre Goiás e Flamengo. Está concluído, assim, o primeiro páreo do emocionante programa. Daqui a pouco teremos o segundo. Façam suas apostas".

Rockgol
Bem mais emocionante que o soporífero Atlético-MG x Corinthians foram os jogos exibidos pela MTV, que mostrou as finais do seu Rockgol. Não havia craques, porém alguns atletas, como Igor e Andreas, do Sepultura, e Supla, da Casa dos Artistas, sabem que a bola é redonda. Mas o melhor mesmo foram a narração de Paulo Bonfá e os comentários de Marco Bianchi, que fazem uma ótima sátira dos narradores e comentadores da TV. Eles são herdeiros de um humor futebolístico que teve grandes figuras como Ari Barroso e San Girardi.

Seleção
A MTV ainda mostrou uma linda, lindíssima disputa entre as garotas da Ford Models e as meninas da Playboy. A Ford Models venceu de goleada, principalmente por causa de uma tal de Isabela, que joga um bolão (com perdão do trocadilho).

E-mail torero@uol.com.br



Texto Anterior: Automobilismo: Cart divulga calendário para 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.