São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bira se junta aos grandes em Hall da Fama dos EUA

Brasileiro é 10º não americano a integrar memorial no berço do esporte

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Ubiratan Pereira Maciel, o Bira, torna-se hoje o segundo jogador brasileiro a figurar no Hall da Fama do Memorial Naismith, de basquete, na cidade de Springfield, em Massachusetts, berço do esporte nos Estados Unidos.
Paulista de São José dos Campos, morto em 2002 em Brasília, aos 58 anos, vítima de uma infecção generalizada, jogou basquete como pivô por 21 anos no Brasil e na Itália e defendeu a seleção brasileira de 1962 a 1979.
Currículo que o coloca ao lado de Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar, Bill Russell e outros grandes nomes do basquete mundial. Até então, apenas a ex-ala da seleção brasileira Hortência Marcari, atualmente dirigente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), representava o país no Naismith.
Criado em 1959, o memorial leva o sobrenome do inventor da modalidade, o canadense James Naismith. Em 51 anos, 287 prêmios foram concedidos a atletas, treinadores ou dirigentes.
Dos 139 jogadores agraciados, 83 fizeram história na NBA. Bira se torna, hoje, o décimo nome não americano a integrar o memorial.
A Fiba (Federação Internacional de Basquete) possui um quadro mais cosmopolita, no qual o Brasil conta com seis representantes.
O ex-pivô Bira ganhou o direito de entrar para o Naismith em abril, juntamente com Karl Malone, Scott Pippen, Dennis Johnson e Gus Johnson, todos jogadores que brilharam na NBA, além do time olímpico dos Estados Unidos de 1960 e o Dream Team de Barcelona-1992.
Cynthia Cooper, quatro vezes campeã da liga feminina WNBA, Bob Hurley, técnico de times colegiais nos Estados Unidos, além de Jerry Buss, ex-proprietário do Los Angeles Lakers, também serão homenageados em cerimônia hoje, em Springfield.
"A maioria dos nomes no Naismith é de americanos. O fato de ter um brasileiro é incrível. No plano espiritual, Bira está vibrando", declarou Hélio Rubens, que jogou com Bira na seleção brasileira.


Texto Anterior: Troféu José Finkel teve de mudar de sede
Próximo Texto: Time do Brasil vence chineses em amistoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.