São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Big Two' defende sua hegemonia

INGLÊS
City tira posto de Arsenal e Liverpool e ameaça Chelsea e United


DE SÃO PAULO

O Campeonato Inglês, que começa hoje, transformou-se nos últimos sete anos em uma disputa restrita a dois clubes.
Desde que o Chelsea conquistou o segundo título nacional de sua história, na temporada 2004/05, somente ele e o Manchester United levantaram o troféu da badalada e rica Premier League.
E mais: os novos rivais fizeram "dobradinhas" cinco vezes no período. Apenas o Arsenal, vice em 2005, e o Liverpool, segundo em 2009, se intrometeram entre a dupla.
O bom desempenho fez os "Azuis" de Londres e os "Diabos Vermelhos" de Manchester se distanciarem dos outros integrantes do "Big Four", o grupo dos quatro maiores clubes da Inglaterra.
Em sete anos, o Chelsea conquistou oito títulos importantes e acumulou 594 pontos na primeira divisão, três a mais do que o United, que foi nove vezes campeão.
Enquanto isso, o Arsenal (516 pontos) festejou sua última conquista em 2005 e o Liverpool (491) faturou só dois campeonatos no período -ainda que o mais importante, a Copa dos Campeões da Europa, falte ao Chelsea.
A diferença entre a dupla dominante e os outros grandes se tornou tão gritante que a maior ameaça à manutenção de uma hegemonia comparável à exercida por Barcelona e Real Madrid na Espanha vem de uma outra via.
O Manchester City, que conta com a fortuna do xeque Mansour bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, levou a Copa da Inglaterra e terminou a última temporada com a mesma pontuação do Chelsea.
Para o campeonato que começa hoje, fez a contratação mais cara da temporada europeia, o atacante argentino Kun Agüero (€ 45 milhões). E está próximo de tirar o meia Samir Nasri do Arsenal.
O francês nem foi relacionado para enfrentar o Newcastle, assim como Cesc Fábregas, cuja ida para o Barcelona é dada como certa -o negócio deve ser confirmado entre hoje e segunda-feira.
O Liverpool tentou contra-atacar e se reforçou com destaques de equipes menores. Sofre, no entanto, com incertezas sobre Steven Gerrard.
Enquanto isso, o Chelsea manteve praticamente o mesmo grupo da temporada passada. E o Manchester United buscou opções jovens para o gol, a defesa e o setor de criação do time. (RAFAEL REIS)

NA TV
Liverpool x Sunderland 11h ESPN

Newcastle x Arsenal
13h30 ESPN Brasil e RedeTV!




Texto Anterior: Internacional: Equipe acerta com Dorival Jr. após 25 dias com interino
Próximo Texto: Mercado interno abastece grandes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.