São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Atleta bate americano Mashiska Washington e busca na Bahia sua 1ª semifinal no ano contra argentino Gastón Etlis

Guga passa por rival frágil e pega hoje algoz de Meligeni

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A COSTA DO SAUÍPE

Ex-número um do mundo, Gustavo Kuerten levou um susto, mas derrotou ontem o americano Mashiska Washington, 475º do ranking, por 2 sets a 0 (6/0 e 7/5) e avançou às quartas-de-final do Torneio da Costa do Sauípe.
O início de Guga foi avassalador, fechando o primeiro set facilmente e impondo 6/0 ao rival.
O jogo parecia se encaminhar para um final rápido e tranquilo, tanto que o público presente aplaudiu quando Washington conseguiu confirmar seu primeiro serviço no confronto, na abertura da segunda parcial.
Guga quebrou o saque do rival no terceiro game e tinha 5 a 4 e o serviço quando sofreu a quebra. Em seguida, o brasileiro voltou a vencer o saque do rival e só precisou confirmar o seu para fechar o jogo. "O primeiro set foi bem inspirado. No segundo, foi difícil controlar a vontade de bater na bola cada vez mais forte", afirmou Guga após a vitória. "Mas deu para pegar confiança."
Vindo do qualifying, o americano derrotou Ivo Heuberger (SUI) na estréia. Na ocasião, ele obteve sua segunda vitória em torneios de primeira linha da ATP.
Guga, que é um ano mais jovem que Washington (26 e 27 anos), iniciou a carreira profissional no mesmo ano que o rival (1995), mas tem 277 vitórias e 16 títulos a mais. Antes do jogo, Kuerten admitiu o favoritismo, mas disse que o americano vinha como um franco-atirador e era perigoso.
O último rival de Guga tão mal colocado no ranking havia sido o americano Robby Ginepri, também 475º do mundo, em 2001.
Também naquela oportunidade, o brasileiro não teve uma partida tão tranquila como parecia na teoria e precisou do tie-break para vencer o primeiro set.
Com o triunfo de ontem, Kuerten conseguiu uma pequena vingança. Em 97, MaliVai Washington, irmão de Mashiska, venceu o brasileiro em sua estréia na elite da Copa Davis. MaliVai, vice-campeão em Wimbledon-96 e já aposentado, bateu Guga em sua casa e em sua superfície preferida, já que o confronto ocorreu no saibro e em Ribeirão Preto (SP).
Guga tenta agora sua primeira semifinal na temporada contra o argentino Gastón Etlis, que ontem superou o brasileiro Fernando Meligeni, vice-campeão de 2001, por 2 sets a 0 (6/1 e 7/6).
Kuerten já enfrentou o argentino cinco vezes e acumula três vitórias. Quatro dos confrontos aconteceram em challengers, torneios menores do circuito, antes de Guga conquistar seu primeiro título em Roland Garros, em 1997.
Na única vez que duelaram em um torneio da ATP, o brasileiro venceu por 2 a 1, no saibro do Torneio da Cidade do México, em 2000. Assim como Washington, Etlis, 28 anos e 181º do ranking, precisou disputar o qualifying.
"Amanhã [hoje] vai ser bem mais difícil", disse Guga, que fará o segundo jogo da quadra central, cuja programação começa às 11h.


NA TV - Torneio da Costa do Sauípe, ao vivo, às 11h, na Bandeirantes e Sportv



Texto Anterior: Avante
Próximo Texto: Brasileiros encaram jornada dupla
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.