São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Kim Clijsters, 19, namorada de Lleyton Hewitt, bate a líder do ranking

Teen belga surpreende e leva título do Masters

DA REPORTAGEM LOCAL

A belga Kim Clijsters causou a grande surpresa do Masters feminino, em Los Angeles, ao derrotar a americana Serena Williams por 2 a 0 (7/5 e 6/3) e ficar com o título da competição que reúne as 16 melhores da temporada.
Foi a primeira vitória de Clijsters em seis confrontos contra Serena, que estava invicta havia 18 partidas e termina o ano como líder do ranking pela primeira vez.
A belga, que começou o torneio na sexta colocação, também encerra a temporada com a sua melhor posição na lista: em quarto.
"É indiscutivelmente meu maior título. Me sinto incrível", afirmou Clijsters, que venceu dez torneios (quatro neste ano) e em sua campanha em Los Angeles perdeu somente 14 games.
Com essa marca, a belga iguala o recorde da americana Martina Navratilova no Masters de 1983.
Como venceu Venus, segunda no ranking, na semifinal, Clijsters tornou-se apenas a quarta jogadora a derrotar as irmãs Williams em um mesmo torneio.
Antes dela, somente a espanhola Arantxa Sanchez-Vicario, a alemã Steffi Graff e a suíça Martina Hingis haviam atingido o feito.
"Lembrar que ganhei meu primeiro título do ano em Hamburgo vencendo a Venus na final me motivou a tentar uma surpresa no Masters", afirmou Clijsters, 19, que é namorada do líder do ranking masculino, o australiano Lleyton Hewitt, 21.
Hewitt, que está na China, onde disputa o Masters, afirmou que o feito da namorada foi incrível.
"Mas acho que ela tem chance de subir ainda mais no ranking", disse Hewitt, que, brincando, acrescentou que merecia pelo menos metade do prêmio de US$ 760 mil ganho por Clijsters.
Questionado sobre um eventual casamento, Hewitt disse que a possibilidade não é cogitada.
Serena, principalmente, e Venus dominaram a temporada. Elas monopolizaram as finais dos três últimos Grand Slams (Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos EUA), com Serena vencendo todas, e conquistaram 15 títulos.
"Não há desculpas. A Kim jogou muito bem e mereceu a vitória", afirmou Serena.
A americana, de 21 anos, que fez em 2002 a temporada mais vitoriosa e mais desgastante de sua carreira -disputou 61 partidas, com apenas 5 derrotas-, se disse muito cansada após o jogo.
"Me sinto como se tivesse 98 anos. Estou toda quebrada e pronta para ir para casa. Sou uma senhora no corpo de uma jovem."


Texto Anterior: Futebol: Diego está liberado para enfrentar o São Caetano
Próximo Texto: Panorâmica - Automobilismo: Arrows diz que teria sido comprada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.