São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

História manda fora e dentro de campo na Europa

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto no Brasil os clubes centenários agonizam, na Europa são eles que dão as cartas. O mais rico futebol do planeta é dominado em campo e nos bastidores por equipes que já ultrapassaram os cem anos de vida.
No G14, a associação que reúne os 18 clubes mais poderosos da Europa, nada menos do que 12 já ultrapassaram a idade centenária.
Fazem parte dessa lista os mais cintilantes times do planeta, como Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Arsenal, Manchester United e Bayern de Munique.
E em campo tradição ainda ganha jogo na Europa.
Na atual Copa dos Campeões, 10 dos 16 times que estariam hoje classificados para a fase de oitavas-de-final são centenários.
O último vencedor da competição, aliás, já passou dos cem -o Porto foi fundado em 1893 e é mais velho do que qualquer agremiação brasileira na ativa.
Nos campeonatos nacionais, tradição também vale.
A Espanha tem o Barcelona, 105, como líder. O clube catalão tem sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado -o Real Madrid, fundado em 1902.
Na Itália, o domínio da classificação novamente está em poder de equipes centenárias. Quem encabeça a tabela é a Juventus, que existe desde 1897. Logo atrás vem o Milan de Kaká e Cafu, atual campeão e outro clube fundado no século 19.
A Inglaterra tem na liderança de seu campeonato nacional um time que ainda não atingiu os cem anos de vida, mas isso vai mudar logo, já que o Chelsea, que tem dois pontos de vantagem sobre o Arsenal, vai festejar seu centenário no próximo ano.
O maior rival do futebol brasileiro também tem dois times de larga história dominando a cena local nas últimas temporadas.
Na Argentina, River Plate, centenário desde 2001, e Boca Juniors, que vai completar o seu ainda no primeiro semestre de 2005, dividiram nove dos últimos 12 campeonatos nacionais disputados e sempre estão longe da ameaça de descenso. (PC)


Texto Anterior: Brasileiro ignora tradição e desgraça os centenários
Próximo Texto: Glórias do passado: Descenso coloca recordistas em xeque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.