São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglaterra vê queda de um dos "4 pilares"

Após 4 temporadas de luta por títulos, Liverpool vive fase de inconsistência

Time, que faz clássico diante do Arsenal, tenta administrar eliminação precoce na Copa dos Campeões e colocação intermediária no Nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Há duas temporadas, Chelsea, Manchester United, Arsenal e Liverpool eram os mais fortes times da Copa dos Campeões, o mais badalado torneio de clubes, e só foram impedidos de fazer semifinais graças ao cruzamento entre dois deles na fase anterior dos mata-matas.
Agora, no entanto, a Inglaterra assiste ao declínio de um dos quatro pilares de seu futebol nos últimos anos. Com a temporada europeia sem nem ter atingido sua metade, o gigante Liverpool já não almeja mais vencer as principais competições que disputa e mira apenas os campeonatos secundários.
Os Vermelhos caíram na primeira fase da Copa dos Campeões, em grupo em que eram os favoritos (Fiorentina e Lyon avançaram aos mata-matas).
Pela 16ª rodada do Inglês, a equipe, na sétima posição, faz o clássico da rodada diante do Arsenal, atual quarto colocado e com um jogo a menos -só os quatro primeiros avançam à Copa dos Campeões.
"Nós realmente estamos fora da luta pelo Inglês. Então, é hora de mudarmos nossos objetivos", decretou Fernando Torres, um dos astros do time. "Temos que começar a pensar na Copa [da Inglaterra] e na Liga Europa", completou.
Mas o que mais atormenta dirigentes, comissão técnica e torcida não são apenas os resultados, mas sim tentar achar o motivo que os provocou.
A base da equipe titular quase não sofreu modificações em relação à temporada passada. A maior perda foi a do volante Xabi Alonso para o Real Madrid. Porém, o clube tentou a reposição ao contratar o promissor Aquilani, da Roma.
Os resultados até aqui deixam o Liverpool ameaçado de ficar fora da próxima edição da Copa dos Campeões -tropeço que não lhe ocorre desde 2002/2003, quando foi quinto.
No clássico contra o Arsenal, o alento é o retrospecto. Há cinco jogos o Liverpool não é batido em casa pelo rival londrino.
Mas a rodada, que começou ontem, pode marcar a redenção do time de Gerrard.
Tottenham e Manchester City, times que também brigam por um lugar entre os quatro, tropeçaram contra equipes que lutam para não cair. O primeiro perdeu em casa para o Wolverhampton por 1 a 0; o segundo empatou com o Bolton, 3 a 3.
Os líderes também falharam. O Chelsea só empatou, em casa, com o Everton, por 3 a 3. Já o vice Manchester United foi derrotado por 1 a 0 pelo Aston Villa, que subiu para o terceiro lugar e também ameaça as pretensões do Liverpool.


NA TV - Liverpool x Arsenal
Gazeta e ESPN Brasil, às 14h, ao vivo




Texto Anterior: Caixa: Anuidade de atleta nos EUA supera a verba estatal no Brasil
Próximo Texto: Guerra fria: Russo e americano disputam controle do Arsenal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.