São Paulo, segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Quarteto de ferro domina a prancheta

SÉRIE A
Só 4 Estados concentram os técnicos campeões nacionais

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

A fórmula para um técnico vencer o Campeonato Brasileiro inclui vários atributos. E, pelo que mostra a história, ser paulista, carioca, gaúcho ou mineiro é um deles.
Nas 40 edições da competição nacional, 26 treinadores alcançaram o título. E todos eles nasceram nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Rio Grande do Sul.
Os quatro Estados que mais conquistaram o Brasileiro também são os que monopolizam a formação de treinadores vencedores.
O domínio é evidente: 36 edições foram conquistadas por equipes deste quarteto.
E até mesmo quando paranaenses, baianos e pernambucanos foram campeões, no banco de reservas o "professor" pertencia a um dos quatro Estados deste "eixo".
Os paulistas Jair Picerni e Geninho venceram com Atlético-PR e Sport, o gaúcho Ênio Andrade foi campeão com o Coritiba, e o carioca Evaristo de Macedo ajudou o Bahia na conquista de 1988.
Os técnicos cariocas, por sinal, são os maiores vencedores do Brasileiro.
Quinze campeonatos foram conquistados por cariocas comandando o time do banco de reservas.
Só Vanderlei Luxemburgo levou cinco: dois com o Palmeiras e um com Corinthians, Santos e Cruzeiro.
O restante dos títulos cariocas é bem distribuído. Antônio Lopes ganhou duas vezes, e outros dez técnicos diferentes venceram uma vez.
Curiosamente, nos dois últimos títulos do Rio de Janeiro, os treinadores eram de fora. No ano passado, o mineiro Andrade levou o Flamengo à conquista. Neste ano, o paulista Muricy Ramalho ganhou com o Fluminense.
Os treinadores paulistas ficam em segundo neste ranking: venceram 13 Brasileiros. Mas neste caso, a concentração é maior. Dos 13 títulos, sete ficaram nas mãos de Rubens Minelli (tricampeão) e Muricy (tetra).
De Minas Gerais, saíram três treinadores campeões brasileiros. Carlos Alberto Silva e Andrade venceram uma vez cada, com Guarani e Flamengo respectivamente. Telê Santana, antes de dar o tri ao São Paulo, em 1991, havia dado ao Atlético-MG, em 1971, o primeiro e único título nacional do clube.


Texto Anterior: Estudiantes entra na rota da Libertadores
Próximo Texto: Palmeiras: Time abandonará Barueri em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.