São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Francileudo dos Santos, 27, pode ser hoje campeão e artilheiro africano

"Gato" brasileiro comanda a Tunísia na Copa da África

Jack Dabagian - 1º/fev.04/Reuters
Francileudo dos Santos (à dir.) atua pela Tunísia na Copa da África, que realiza hoje sua final


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Seria só mais uma história de "gato" brasileiro no futebol. Mas Francileudo dos Santos Silva pode virar hoje o jogador nacional com idade adulterada mais idolatrado em um país estrangeiro.
O maranhense naturalizado tunisiano é o grande destaque da seleção anfitriã da Copa da África. A Tunísia faz a final do torneio hoje, em Rades, contra o Marrocos. Os donos da casa tentam título inédito, que seria o mais importante do país. E Francileudo, com três gols na disputa, deverá ser o goleador se marcar pelo menos uma vez hoje -há dois marroquinos na disputa, Youssef e Marouane.
Revelado no Sampaio Corrêa, Francileudo saiu cedo do Brasil. Foi contratado pelo Standard Liège, da Bélgica, para a temporada 1996/1997. Fez o mesmo caminho que muitos "gatos" brasileiros.
Em 2000, a Folha revelou a existência de uma "fábrica de gatos" no Maranhão. Alguns defenderam outras seleções em Copas, casos do atacante Oliveira (Bélgica) e do defensor Clayton (Tunísia).
Com 27 anos hoje, e não 24, como a imprensa internacional destaca, Francileudo defende o Sochaux, da França, mas teve passagem boa pelo Etoile du Sahel, um dos grandes clubes da Tunísia. Aceitou se naturalizar tunisiano pouco antes da Copa da África.
Não há limite de idade para jogar o principal torneio africano, mas Francileudo pode lucrar com seus falsos 24 anos em uma transação com um grande time europeu. Especialmente times ingleses estão observando a boa campanha do maranhense pela Tunísia.
A Folha tentou entrevistá-lo ontem, mas, devido à concentração da seleção tunisiana para a final, o contato não foi possível.
Francileudo tem chamado a atenção da mídia internacional também pelo seu pequeno porte físico para um atacante. Consta que ele tem 1,72 m e 68 kg, um "tamanho de bolso", segundo alguns críticos que escreveram sobre o vice-artilheiro da Copa da África.
O técnico da Tunísia é o francês Roger Lemerre, que tenta se tornar o primeiro treinador a vencer dois importantes torneios continentais de seleções -ganhou a Eurocopa de 2000 com a França.
"O aspecto físico pode fazer a diferença. Gostaríamos de terminar o jogo no tempo normal. Uma prorrogação seria uma vantagem para o Marrocos", disse ele, que incentivou Francileudo a jogar o torneio -para tristeza dos rivais que também jogam na França.
"Santos é muito bom jogador. É rápido, se movimenta bastante e é uma verdadeira raposa dentro da área. Todas as vezes que o enfrentei na França foi muito ruim para mim", diz o defensor marroquino Hoalid Regragui, do Ajaccio.
Cerca de 60 mil torcedores tunisianos deverão ir ao jogo.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Automobilismo: Jordan anuncia Pantano e fecha grid da F-1 para 2004
Próximo Texto: Continente vê a primeira final árabe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.