São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial ganhará delator digital após África do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério do Esporte prevê a implantação, nos próximos meses, de um comitê de acompanhamento da Copa do Mundo. Faz parte do pacote de monitoramento do andamento de obras de estádios e entornos.
A ideia foi acertada com representantes de todas as cidades que receberão partidas do Mundial durante a assinatura da matriz de responsabilidades, ocorrida no mês passado.
Em um primeiro momento, de março até a Copa da África do Sul -considerado período de testes-, somente terão acesso ao sistema entes governamentais, como Estados e municípios. Porém, a partir do Mundial africano, será disponibilizado ao público em geral, por meio de site na internet.
Serão discriminados obras nos estádios e em seus entornos, ações ligadas à organização do Mundial e os responsáveis por cada uma delas.
Para o governo federal, essa foi uma das mais importantes lições deixadas pelo Pan-07.
O planejamento original não foi respeitado, e atribuições de Estado e prefeitura tiveram de ser assumidas pelo governo federal. Desde então, o ministro Orlando Silva Jr. reiterou diversas vezes que esse tipo de ocorrência não se repetiria na Copa de 2014, tampouco na Olimpíada de 2016, no Rio.
Foi com base nessa experiência que surgiu a ideia da matriz de responsabilidades, que define qual a atribuição de cada ente governamental envolvido na organização. (EO, MB E SR)


Texto Anterior: Mudança na fachada trava o Maracanã
Próximo Texto: Silêncio: Comitê Organizador local só se pronunciará após 1º de março
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.