São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Vitória histórica classifica Denver após nove anos longe da fase final

Nenê será o 1º brasileiro nos mata-matas da NBA

David Zalubowski/Associated Press
Nenê, o primeiro brasileiro a participar dos playoffs na NBA, em jogo com o Sacramento, anteontem


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenê vai ser o primeiro brasileiro nos mata-matas da NBA. Sua equipe, o Denver Nuggets, garantiu classificação ao bater o Sacramento Kings, líder da Divisão Pacífico, anteontem à noite, em casa, por 97 a 89. O time também foi beneficiado pela derrota do Utah para o Minnesota, por 104 a 90.
Além de colocar um brasileiro na elite da NBA, o Denver atingiu outro feito: é o primeiro time da história da liga a chegar aos mata-matas um ano depois de ter feito uma campanha medíocre, com menos de 20 vitórias (65 derrotas e 17 vitórias em 2002/2003).
A equipe do Colorado não chegava a essa fase do campeonato desde a temporada de 1994/95.
A vitória do Denver foi acompanhada, na platéia, por Michael Jordan, hexacampeão da liga.
Praticamente o time titular inteiro teve participação importante. O cestinha do jogo foi o armador Andre Miller, com 21 pontos. Marcus Camby e Nenê contribuíram com 12 pontos cada um. Carmelo Anthony marcou outros 17.
No lance decisivo do confronto, quando o Denver vencia por 91 a 87, Camby deu um toco em Pedrag Stojakovic e passou a bola para Anthony, que enterrou. Faltava pouco mais de um minuto para o final do duelo. A partir daí, o Sacramento não reagiu mais.
O ala, terceira escolha do último "draft", atuou com dor de cabeça. No final, comemorou. "Ainda não sei direito o que aconteceu. Acho que só vou entender alguma coisa amanhã", disse Anthony.
O técnico Jeff Bzdelik destacou o conjunto como trunfo da equipe. "Nossos atletas jogaram com o coração. Trabalhamos duro e vamos melhorar ainda mais. Estou orgulhoso de cada um", festejou.
Até o final de março, a classificação escapava das mãos do Denver tal como grãos de areia. O time ficou em situação difícil ao perder para o Utah, por 85 a 83, no mês passado. Com isso, a equipe de Salt Lake City, rival direto pela vaga, passara à frente na classificação. Porém, o Denver se recuperou em seguida e obteve cinco vitórias em seis disputas.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Memória: Ala-pivô abriu as portas da liga para brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.