São Paulo, terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hiddink põe Chelsea nas nuvens

Números do clube após saída de Scolari impressionam, e time deve avançar na Copa dos Campeões

Holandês, que hoje recebe o Liverpool, ganhou todas em casa e venceu clássico, o que o antecessor não conseguiu, e insiste que deixará o cargo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você tem alguma dúvida de que o Chelsea melhorou muito depois da troca de Luiz Felipe Scolari por Guus Hiddink, é hora de ver os números.
O time londrino, que hoje recebe o Liverpool pelas quartas de final da Copa dos Campeões em situação bem confortável, registrou na época de Scolari um aproveitamento de 65,7% na conquista de pontos em jogos oficiais. Com o treinador holandês, o time ganhou 84,8% dos pontos (sem contar uma vitória de 3 a 1 sobre o Watford, que ele seguiu das tribunas).
Jogando no Stamford Bridge, a casa do Chelsea onde acontece hoje o jogo de volta com o Liverpool, Scolari colecionou vários tropeços e obteve 64,9% dos pontos. Hiddink tem 100% de pontos ganhos como mandante em todas as competições.
Se Scolari não venceu nenhum clássico à frente do clube azul de Londres, Hiddink fez 3 a 1 no Liverpool de virada no temido Anfield Road -hoje pode até perder por 2 a 0 que irá levar o Chelsea para a semifinal.
Com Hiddink, o Chelsea passou a ter a melhor defesa do Inglês, com 20 gols sofridos -o líder Manchester United passou quase o campeonato todo com a melhor retaguarda. No ataque, o time tem a mesma média de gols por jogo (1,83), antes e depois do treinador brasileiro.
O sucesso de Hiddink, que manteve as chances de título do time no Inglês, avança na Copa dos Campeões e está nas semifinais da Copa da Inglaterra, tem aumentado a pressão para que o treinador fique no cargo após esta temporada. Ele, porém, quer seguir na seleção russa que busca vaga na Copa.
""Existe muita especulação sobre ele [Hiddink] continuar, especialmente porque ele está fazendo um grande trabalho. Mas não é o caso. É só um acordo temporário", disse Bruce Buck, executivo do Chelsea.
Scolari foi demitido em fevereiro e segue sem clube, morando em Londres. Roman Abramovich, magnata que comanda o Chelsea e que ainda tem bons laços com Scolari, ajuda a bancar Hiddink na seleção russa.
Carlo Ancelotti, técnico do Milan, é um dos nomes cotados para assumir o Chelsea na próxima temporada. Hiddink sairá até se for campeão europeu.
Ele sofreu apenas uma derrota até agora, 0 a 1 diante do Tottenham pelo Inglês. E só empatou uma vez, contra a Juventus, na Itália, em jogo que colocou o time nas quartas de final da Copa dos Campeões, torneio que o Chelsea jamais venceu.
Para tirar o Chelsea hoje, só feito épico, como o do Liverpool em 2005 contra o Milan (perdia de 3 a 0 e foi campeão).
""Sabemos que será difícil, mas há esperança. Istambul [palco da final] pode ser inspiração para nós", falou Reina, goleiro do Liverpool. ""A experiência de Istambul nos ajudará, demonstra que é possível virar um jogo importante", falou Rafa Benítez, técnico do time.



NA TV - Chelsea x Liverpool ESPN, ao vivo, às 15h45

NA TV- Bayern x Barcelona ESPN Brasil, ao vivo, às 15h45



Texto Anterior: Palmeiras "joga" em 3 horários diferentes
Próximo Texto: Ataque: Lesão de Willians limita opções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.