São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Mata-mata decisivo está empatado em 2 a 2

Na última partida, no Rio, Vasco e Paraná decidem título nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela segunda vez em quatro edições, o Nacional feminino de basquete será decidido no último jogo do mata-mata final. Vasco e Paraná entram na quadra hoje, às 20h30, no ginásio do Tijuca, no Rio, para desempatar a série, que está igualada em 2 a 2.
O Vasco tenta um título inédito, enquanto o Paraná luta pelo bicampeonato do torneio.
No último jogo, disputado anteontem, em São José dos Pinhais (PR), o Paraná superou o rival carioca, ao vencer por 85 a 83.
Para esta nova partida, a técnica Maria Helena Cardoso, do Vasco, vai exigir que a equipe marque com mais eficiência. No último jogo, a defesa do Rio não conseguiu conter as infiltrações nem os arremessos de fora das irmãs Luz -Helen, Silvinha e Cíntia.
"Nossa força de ataque ficou reduzida, sobrecarregando as alas, que também não finalizaram bem", analisou a treinadora.
Apesar dos erros cometidos no último confronto, a ala Janeth, cestinha do Nacional feminino com média de 26,5 pontos por partida, acredita que, dentro de casa, o Vasco jogará melhor.
"Estivemos muito mal no jogo passado. Mas tínhamos dois jogos para vencer um. Agora vamos decidir em casa, com o apoio da torcida vascaína", disse a ala.
No Paraná, o técnico Antônio Carlos Vendramini aposta nos arremessos de longa distância para conseguir a vitória.
Na última partida, sua equipe teve um índice superior ao Vasco nesse fundamento. Dos 13 arremessos tentados, seis foram convertidos -46% do total.
Já o Vasco da Gama acertou apenas quatro dos 11 tiros da linha dos três que tentou -uma média de apenas 36%.
"Nossa maior preocupação é com o jogo embaixo da tabela. O Vasco possui um time com média de altura superior à nossa. Por isso, temos que tomar cuidado para elas não dominarem o garrafão", analisou o treinador.
Apesar de todos os mandantes terem conseguido a vitória no mata-mata, Vendramini acredita que possa superar a dificuldade de decidir fora de casa.
"As duas equipes são muito iguais e têm jogadoras experientes. Acho que isso [a torcida adversária" não vai interferir no nosso desempenho", afirmou o treinador do time paranaense.
Apesar de ter sido formado no ano passado, o Vasco já está se acostumando a decidir títulos com o Paraná. Este é o segundo mata-mata final que as equipes fazem em cinco meses.
As duas melhores equipes do país decidiram o título do Estadual do Rio do ano passado.
Na ocasião, o mata-mata decisivo também foi encerrado no quinto jogo. O Paraná, que atuou na competição do Rio vestindo a camisa da Mangueira, perdeu o jogo decisivo, disputado no dia 20 de dezembro, por 94 a 88.
Com a vitória, a equipe vascaína conquistou o título Estadual pela primeira vez em sua história.
Agora, o objetivo do clube de São Januário é vencer também o Nacional, uma conquista inédita para o time carioca. No ano passado, a equipe masculina do Vasco conquistou, pela primeira vez, o título nacional.

NA TV - Vasco x Paraná, Sportv, ao vivo, às 20h30



Texto Anterior: Triatlo: Sandra Soldan fica em 12º lugar na Copa do Mundo
Próximo Texto: Times foram finalistas de Estadual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.