São Paulo, Segunda-feira, 14 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

Corinthians supera misto do Palmeiras e fica próximo do título

da Reportagem Local

O Corinthians está muito próximo de conquistar o 23º título paulista de sua história. Com a vitória por 3 a 0 contra o Palmeiras, ontem, no estádio do Morumbi, a equipe do técnico Oswaldo Oliveira pode até perder, no próximo domingo, por dois gols de diferença que ainda ficará com título.
Se obtiver o seu 23º título, o Corinthians não poderá ser alcançado, neste século, por nenhuma outra equipe em número de triunfos no Paulista -o Palmeiras tem 21.
""Ganhamos por uma boa margem de gols, mas o Palmeiras é um supertime e pode reverter o resultado", disse Oliveira.
Jogando com um time misto, com apenas um titular (o zagueiro Cléber), o Palmeiras resistiu bravamente e até chegou a ameaçar o rival em vários momentos. O goleiro Sérgio teve uma ótima atuação, fazendo grandes defesas.
O Corinthians só conseguiu superar o bloqueio do rival aos 8min do segundo tempo, quando Edílson recebeu um passe de calcanhar de Vampeta e marcou.
A resistência palmeirense foi definitivamente superada minutos depois, com a expulsão do volante Galeano, que tentou impedir uma cobrança de falta, aos 34min.
Com um homem a mais em campo, os corintianos aumentaram a pressão sobre o adversário.
Para facilitar o trabalho da equipe do técnico Oswaldo de Oliveira, Evair também recebeu um cartão vermelho após discutir com o juiz Oscar Roberto Godoi, antes da cobrança de pênalti que originou o segundo gol corintiano, marcado por Marcelinho, aos 45min. Dinei fechou o placar aos 50min.
Eliminado pelo rival nas quartas-de-final da Taça Libertadores da América, os corintianos encaram a série final do Campeonato Paulista como ""vingança" pelo resultado no torneio sul-americano.
A derrota para o Corinthians, no sexto confronto entre os times em 1999, foi o segundo revés do Palmeiras em menos de dois dias.
Na última sexta, a equipe foi eliminada pelo Botafogo da Copa do Brasil nas cobranças de pênaltis, perdendo a chance de conquistar a ""tríplice coroa" -títulos na Copa do Brasil, Libertadores e Paulista.
Scolari tem pouco tempo para reverter a ""maré negativa" do Palmeiras. Na próxima quarta-feira, o time decide a Libertadores contra o Deportivo Cali, no estádio do Parque Antarctica, precisando vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Se vencer por apenas um gol, a conquista no torneio sul-americano será definida em cobranças de pênaltis.
Scolari havia manifestado a sua intenção de enfrentar o Corinthians com o seu time reserva já na sexta-feira, após a eliminação para o Botafogo. Por causa dessas declarações, a FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu multar o técnico em R$ 50 mil. A entidade havia proibido os treinadores de divulgarem antecipadamente a intenção de escalarem equipes reservas.
Além disso, a FPF promete reduzir em 75% da cota de R$ 1 milhão que o Palmeiras teria pela partida.
O treinador palmeirense ficou muito irritado com a arbitragem de Oscar Roberto Godoi. Para Scolari, o juiz foi grande responsável pela derrota da sua equipe pela diferença de três gols. ""Não foi um resultado de jogo, de uma partida de futebol. Achei a atuação dele (Godoi) maravilhosa. Não posso falar nada sobre a arbitragem, pois posso ser multado pela FPF."


Próximo Texto: Time vence por diferença inédita em decisões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.