São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA
Ação combate pirataria
Comitê processa 1.800 sites por uso de marca

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou ontem que vai processar cerca de 1.800 sites que utilizam irregularmente as nomenclaturas "olímpico" ou "Olimpíada" na Internet.
A ação antipirataria na rede mundial de computadores está sendo feita em conjunto com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos e com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, que serão realizados em 2002.
Segundo Richard Pound, vice-presidente do COI, a receita obtida de forma ilegal com o marketing do logotipo, símbolos e títulos referentes à Olimpíada estaria sendo usada para o proveito de "ciberpiratas" -aficionados que usam informática para invadir sistemas e burlar normas.
Embora tenha sido protocolada na corte norte-americana, a ação tem como objetivo punir também donos de domínios (endereços eletrônicos que identificam a origem dos sites) de outros países.
Pound considera que a prática prejudicaria o valor real das "propriedades olímpicas".
"Precisamos proteger o movimento olímpico desses abusos totalmente ilícitos", disse Pound.
O COI informou que dos 1.800 sites irregulares, 168 estão relacionados à competição de Sydney e aos Jogos de 2002 (Salt Lake City), 2004 (Atenas) e 2006.
Outras 69 páginas vendem ingressos falsos ou prestam serviços remunerados, segundo informou o comitê.
Há ainda 15 endereços eletrônicos com nomenclatura associada à pornografia, de acordo com o levantamento do COI.
Este ano, o comitê olímpico norte-americano já havia vencido uma batalha jurídica com um morador de New Jersey sobre o uso dos direitos sobre o domínio www.usolympicstore.com.
"Com a medida, estamos protegendo também os direitos de nossos atletas e patrocinadores", disse o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno, Mitt Romney.


Texto Anterior: Indy: Brasileiros buscam em Toronto a quinta vitória no campeonato
Próximo Texto: Natação: Thorpe rechaça acusação de uso de hormônios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.