São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodrigão inspira e lidera vitória brasileira contra os franceses

Meio-de-rede joga até com os pés e praticamente sela vaga no time olímpico

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Rodrigão entrou em quadra ontem disposto a mostrar sua recuperação. Com força no ataque, aplicação no bloqueio e até defesas com os pés, impressionou os companheiros e deixou o técnico Bernardinho quase sem dúvidas sobre o time que levará aos Jogos de Pequim.
Na entrevista coletiva após o jogo, o treinador deixou claro que o meio-de-rede voltou a estar à frente na busca pela vaga.
"Ele impressionou a todos. Agora estamos com o grupo completo, é muito bom poder contar com todos. Não estou cortando ninguém, mas os veteranos partem com vantagem", afirmou Bernardinho.
"Trabalhei com Rodrigão diariamente desde a cirurgia, quando discutimos seu futuro. Nunca deixei de acreditar, e ele antecipou a volta em duas semanas", completou o treinador, depois da vitória de ontem sobre a França por 3 sets a 0 (parciais de 25/17, 25/21 e 25/ 19), em Belo Horizonte, pela Liga Mundial de vôlei.
O meio-de-rede ficou quatro meses parado após cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Durante esse período, viu o treinador testar três novatos em sua posição, Éder, Sidão e Lucas, e conviveu com a incerteza.
Apenas Éder continua no grupo na Liga Mundial.
O tempo no estaleiro foi tão angustiante que Rodrigão saiu de quadra chorando ontem após um retorno sem sustos e tão convincente.
"Estou muito emocionado, não consigo nem falar. Só tenho de agradecer a todos que me apoiaram", afirmou o jogador, que anotou nove pontos na partida -oito de ataque e um de bloqueio- e não cometeu nenhum erro de saque.
A atuação de Rodrigão impressionou os companheiros.
"Nem parece que ele ficou tanto tempo parado. Ele entrou macetando a bola, nem parecia que estava sem ritmo", afirmou o líbero Escadinha.
Contagiado pelo companheiro, o time também mostrou evolução. O sistema defensivo e o saque, que deixaram Bernardinho preocupado anteontem, melhoraram. A equipe mostrou um volume de jogo muito superior ao do adversário e se saiu muito melhor no aproveitamento do ataque: 43 pontos contra 27 dos franceses. Dante terminou como o maior pontuador, com 14 pontos.
Hoje a seleção terá o dia de folga. Depois, treina no Rio de Janeiro até o embarque para Goiânia, na quinta-feira. Lá, a equipe irá enfrentar a Venezuela, último adversário antes das finais no Rio.
"O time melhorou. Mas ainda temos muito para acertar. Hoje [ontem], com certeza o "fator Rodrigão" foi fundamental", afirmou Bernardinho.


Texto Anterior: Relaxada, equipe peca mais na final contra time da casa
Próximo Texto: Dois toques: Time treina com duas bolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.