UOL


São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA

Tribunal puniu Ponte e Guarani, mas poupou o Fla

DA REPORTAGEM LOCAL

Por ter escalado um jogador sem condições legais de atuar no Brasileiro, a Ponte Preta foi punida pelo STJD e "devolveu" ao Internacional e ao Juventude os quatro pontos que havia tirado deles em campo com a escalação do volante Roberto.
Em ambos os jogos, no empate com o Inter (1 a 1) e na vitória sobre o time de Caxias (1 a 0), o clube campineiro não poderia ter usado o volante, que havia sido expulso na última partida do Nacional-02.
Em vez de tirar cinco pontos da Ponte, como prevê o artigo 301 do CBDF, o STJD devolveu aos adversários os pontos que haviam sido perdidos -baseando-se em uma Resolução de Diretoria (RDI) da CBF de 1997. Mas, para efeito de desempate no campeonato, os placares continuam sendo os conquistados em campo.
Além de cair na tabela, a Ponte, que já figurou na lanterna, teve que pagar pelas infrações, R$ 2.000 por partida. Se o Santos for punido, será a vez de o time de Campinas ganhar três pontos no STJD.
Mas o time da Vila pode se livrar da punição como fez o Flamengo, que também escalou um jogador, Luciano Baiano, antes de ter seu registro publicado no BID neste Brasileiro. O Fluminense pediu os pontos perdidos para o rival com o lateral-direito em campo, mas não teve sucesso.
Por causa de um "erro" da CBF, que não publicou o contrato no atleta no BID em tempo hábil para que ele pudesse enfrentar o rival no clássico, o time da Gávea entrou com pedido de mandado de garantia no STJD -que o concedeu- para poder escalá-lo. Por causa disso, o Flamengo não perdeu os pontos ganhos na goleada de 4 a 1 do dia 13 de abril.
O mesmo não valeu para o Guarani, que foi eliminado da Copa do Brasil devido à escalação irregular de Leandro Guerreiro -inscrito fora da data limite. O time alegou ter um documento da CBF que dava condições de jogo ao jogador, mas não conseguiu reverter a decisão, que deu vaga ao Vila Nova (que havia sido batido pelo time de Campinas) nas oitavas-de-final do torneio mata-mata. (MR E RP)


Texto Anterior: Clube diz que apenas alterou contrato
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.