São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTURAMA
Um "nada" de antecipação queima largada

MARCELO DIEGO
ENVIADO ESPECIAL A SYDNEY

O que significam dez milésimos de segundo? Para cientistas da Universidade de South Wales, Austrália, esse é o menor espaço de tempo que pode ser compreendido pela percepção humana. Um segundo dividido por cem partes. Um "nada".
Pois essa vai ser a tolerância das largadas nas provas de atletismo. Com o pé posicionado sobre um sensor, o atleta só poderá responder ao estímulo do tiro de largada a partir do exato segundo (e bota exato nisso) em que ele for disparado. Um "nada" de antecipação já vai queimar a partida. E o atleta que provocar duas anulações será retirado da prova.
Para chegar a detalhes tão mínimos, a companhia suíça que cuida da cronometragem juntou 250 técnicos. Como neuróticos, visaram a perfeição e usaram mais de cem toneladas de equipamentos.
Números grandiosos, para desenvolver projetos baseados sempre na redução, no menor.
Os espectadores também poderão abocanhar sua parte dessa parafernália. Os maratonistas vão correr com um minúsculo chip eletrônico atado ao nó do tênis. A cada 5 km (o total da prova é de 42,195 km), uma antena vai receber um sinal emitido pelo passo do corredor. Imediatamente, serão processadas informações como a velocidade empregada e a posição do competidor.
No triatlo, mais duas bugigangas para serem atadas ao corpo. Um chip, preso atrás do número do participante, que também vai fornecer dados sobre o desempenho atlético. E um repelente de tubarões, de menos de 5 cm, que afasta os convidados indesejados com um choque eletromagnético.


EM FOCO
Os barcos do iatismo estão sendo equipados com o sistema GPS (Global Positioning System), que faz monitoramento da posição via satélite. Para o caso de uma curva errada.




Texto Anterior: Sydney marca despedida da melhor dupla
Próximo Texto: Hipismo: Rodrigo Pessoa ganha estada fora da Vila Olímpica para obter ouro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.