São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Equipe de Gil de Ferran, líder, e Hélio Castro Neves é favorita na 19ª etapa da temporada da Indy

Penske testa seu domínio no misto de Laguna Seca

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Favorita à vitória em Laguna Seca, a Penske, mais tradicional equipe da Indy, pode dar hoje, a partir das 18h, um passo importante para conquistar seu segundo título seguido na categoria.
Gil de Ferran, campeão no ano passado, é o líder da classificação geral, com 164 pontos, e larga na pole hoje. Ontem, o brasileiro foi o mais rápido no treino oficial e marcou o tempo de 1min08s838.
Hélio Castro Neves, companheiro de Ferran na Penske, que tinha os melhores tempos nos treinos livres, larga em segundo.
A dobradinha no grid de largada e o bom desempenho nos treinos leva a Penske a sonhar em repetir o feito do ano passado em Laguna Seca, quando ocupou os dois lugares mais altos do pódio com Castro Neves (vencedor) e Gil de Ferran (segundo colocado).
Neste ano, se ainda tiver pretensões ao título, Castro Neves terá que ir bem na prova. Atualmente, o brasileiro ocupa a terceira colocação, com 133 pontos, mas está 20 atrás do segundo colocado, o sueco Kenny Brack, da Rahal.
"Estou tentando ir tão rápido quanto possível, andando no limite do carro. Preciso somar pontos para me aproximar dos líderes", disse Castro Neves.
O otimismo da Penske é favorecido pelo fraco desempenho dos principais rivais de seus pilotos. Brack, que não tem ido bem em circuitos mistos, como o de hoje -marcou só 37 de seus 153 pontos nesse traçado-, ficou apenas com o 15º melhor tempo ontem.
Já o norte-americano Michael Andretti, quarto lugar na classificação, com 125 pontos, também foi mal ontem. Após ficar em oitavo nos treinos livres, o piloto do terceiro carro da Green obteve apenas a 17ª posição no grid.
"Ficamos nas melhores posições porque conseguimos fazer um bom desenvolvimento do carro", disse Ferran, que venceu as duas últimas etapas, no oval de Rockingham (Inglaterra) e no circuito de rua de Houston.
Principal adversário da dupla brasileira na luta pelo título, Kenny Brack perdeu a liderança após o anúncio oficial de que fora contratado pela Ganassi.
A equipe de Chip Ganassi busca retomar seu domínio na categoria, após fracassar no ano passado. Anteriormente, havia conquistado os títulos de 1996 (Jimmy Vasser), 1997 e 1998 (Alessandro Zanardi) e 1999 (Juan Pablo Montoya).
Neste ano, o fracasso se repetiu. O time venceu só uma etapa, com Bruno Junqueira, em Elkhart Lake. Descontente, a equipe já trocou um de seus pilotos que iniciaram a temporada, Nicolas Minassian. Apesar de ser responsável pela única vitória em 2001, Junqueira não deve ficar na equipe -pode ir para a Mo Nunn.
Para o lugar de Brack na Rahal, o time anunciou Jimmy Vasser.
Além de Ferran e Castro Neves, três brasileiros largarão entre os dez primeiros hoje: Roberto Moreno (quarto), Tony Kanaan (sétimo) e Cristiano da Matta (oitavo).

NA TV - Record, ao vivo, a partir das 18h



Texto Anterior: Futebol: Incêndio suspende jogo das eliminatórias
Próximo Texto: Cart se diz desapontada com a Honda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.