São Paulo, quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em rodada final, Portugal joga por ida à repescagem

Sem chance de vaga direta na Copa sul-africana, seleção semifinalista em 2006 vai a mata-mata se derrotar Malta

Na Europa, coadjuvantes podem garantir presença no Mundial; zona da Concacaf também conhece hoje mais um representante em 2010

DA REPORTAGEM LOCAL

Favorito para ficar com a vaga direta em seu grupo, nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da África do Sul, Portugal falhou. Agora, a seleção semifinalista no Mundial-2006 tenta, ao menos, se manter na luta na repescagem.
Uma vitória hoje, em casa, sobre a fraca Malta, dá aos portugueses o direito de jogar o mata-mata, disputado entre os oito melhores segundos colocados do classificatório europeu. O minitorneio indica os últimos quatro representantes do continente na próxima Copa.
Das principais forças, apenas o ex-time de Luiz Felipe Scolari e a França não conseguiram confirmar o favoritismo em suas respectivas chaves -os franceses, porém, já têm seu lugar assegurado na repescagem.
Ficar fora do Mundial da África agravará a crise na seleção portuguesa. O fracasso de Carlos Queiroz como treinador de seleção significará um retrocesso em relação à evolução obtida no tempo em que foi comandada por Scolari.
Se Portugal falhar, a Copa do Mundo também perderá um de seus principais astros, o atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, jogador mais caro da história do futebol mundial.
O atleta, embora vetado para o jogo de hoje, declarou que gostaria de jogar. "Eu me sinto bem, mas não 100%. Mas estou me pressionando para ajudar meu país a ir à Copa do Mundo", escreveu em seu Twitter.
Enquanto Portugal luta pelo direito de ainda sonhar, outras quatro seleções europeias, todas do segundo escalão da bola, tentam carimbar o passaporte.
No Grupo 2, a líder Suíça precisa de um ponto em casa, diante de Israel, para ir à Copa. Sua perseguidora é a Grécia, com 17 pontos (três a menos que os suíços), que enfrenta, também em casa, Luxemburgo.
No Grupo 3, Eslováquia e Eslovênia têm chance de assegurar presença direta na África do Sul. Os eslovacos (19 pontos) vão à Polônia, enquanto os eslovenos (17 pontos) visitam a seleção de San Marino.
Mas não é apenas na Europa que haverá definições de participantes do próximo Mundial.
Na Concacaf, a última vaga direta e o direito a disputar a repescagem contra o quinto colocado da América do Sul estão em aberto. Costa Rica e Honduras são os candidatos.
Embora em terceiro lugar e com três pontos a mais (18 a 15) em relação a Honduras, os costa-riquenhos não terão facilidade para carimbar já hoje a participação na Copa. Eles enfrentam, como visitantes, os EUA, enquanto os hondurenhos atuam em El Salvador.


NA TV - Portugal x Malta
Sportv 2 e Esporte Interativo, ao vivo, às 15h45




Texto Anterior: CBF fatura mais de R$ 30 mi com competição
Próximo Texto: Clubes do Rio viram protagonistas no Egito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.