São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por TV, CBF muda jogos e tumultua descenso

Partidas de Corinthians e Goiás no dia 28 irritam rivais de luta contra degola

Indignada, diretoria do Paraná, o antepenúltimo na tabela, afirma que deve pedir para que jogo com o Santos seja na mesma data


EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A CBF anunciou ontem as datas dos jogos da penúltima rodada do Brasileiro-2007 com uma alteração que atinge diretamente a disputa mais dramática do campeonato, a luta contra o rebaixamento, e irritou clubes que estão ameaçados pela queda à Série B.
Para atender a necessidade da TV Globo, que tem os direitos de transmissão do Nacional, a entidade alterou para quarta-feira, dia 28, às 21h45, os jogos de Corinthians e Goiás contra Vasco e Atlético-MG, respectivamente.
Na tabela em que divulgou as alterações, a CBF explicou que "o chamado "Desdobramento das Rodadas" é estabelecido conjuntamente com a TV Globo, a Sportv e o PPV [Pay Per View], conforme estabelecido em contrato". A emissora carioca, por sua vez, informou que está exercendo um direito firmado em contrato.
O problema é que os duelos do Náutico contra o Figueirense e do Paraná contra o Santos foram mantidos para o domingo, dia 25. Isso gerou reclamações dos dois clubes, que se sentiram prejudicados por Corinthians e Goiás jogarem depois deles, já sabendo que resultado precisarão para tentar escapar do rebaixamento.
"Não sei por que Corinthians e Goiás vão jogar depois de nós, já sabendo do resultado do nosso jogo", queixou-se o técnico do Náutico, Roberto Fernandes, classificando o caso como mais preocupante do que a possibilidade de não contar mais com Acosta, seu principal jogador, que se envolveu ontem em um acidente de carro. No Paraná, a indignação foi ainda maior. O clube se sente prejudicado pela segunda rodada consecutiva, já que no último fim de semana atuou no sábado, enquanto o duelo Goiás x Corinthians foi no domingo.
"É muito estranho esse procedimento", disse o vice de futebol do clube, José Domingos, que pretende enviar ofício à CBF para que o confronto com o Santos, marcado para as 18h10 do dia 25, seja transferido também para o dia 28, no mesmo horário dos outros dois jogos. "Se é por questão de programação, que transfiram o nosso jogo também."
Segundo a CBF, a data previa jogo da Copa Sul-Americana. Mas, como não há mais times brasileiros na competição, a Globo pediu a alteração, a fim de exibir jogo do Corinthians. A partida do Goiás, explica a CBF, foi mudada também justamente por causa da luta pelo rebaixamento. E que, caso algum outro clube se sinta prejudicado, acatará os pedidos de mudança dessas equipes.
Na diretoria corintiana, a mudança foi bem-vinda. "Dia 28 é bom. Vamos ter mais dias para treinar. Não sei se é coisa da Globo, mas o importante é que vamos jogar sabendo que temos que vencer o Vasco", disse o vice de futebol do Corinthians, Antoine Gebran.
O técnico Nelsinho Baptista, no entanto, não aprovou a mudança de data. "Todos nós gostaríamos de decidir o mais rápido possível, mas infelizmente existe essa burocracia da organização", declarou ele. "Vínhamos em evolução muito boa. Vamos perder o ritmo."


Colaboraram FÁBIO GUIBU , da Agência Folha, no Recife, e SÉRGIO RANGEL , enviado especial a Teresópolis


Texto Anterior: Náutico: Acosta sofre acidente de carro no Recife
Próximo Texto: Berezovski não comparece a interrogatório na Justiça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.