São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Após duas Olimpíadas com técnicos "veteranos", entidade aposta em ex-jogador para tentar o ouro inédito em Atenas-04

CBF confirma o "novato" Ricardo Gomes

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Depois das duas tentativas frustradas com técnicos veteranos nas duas últimas Olimpíadas, a CBF decidiu apostar em um "novato" para comandar a seleção nos Jogos de Atenas, em 2004.
Ricardo Gomes, 38, foi anunciado como técnico da equipe pré-olímpica, conforme a Folha antecipou no início deste mês.
A contratação do treinador do Juventude neste Brasileiro foi definida durante um almoço com o presidente Ricardo Teixeira, em um restaurante da Barra.
"Não posso esconder que a alegria é muito grande em voltar à seleção brasileira. Agora, tenho a expectativa de ajudar a equipe a alcançar o único título que lhe falta", disse Gomes, que começou a carreira como treinador em 1996. Em 2000, a seleção fracassou sob o comando de Wanderley Luxemburgo em Sydney. Quatro anos antes, o time era dirigido pelo tetracampeão Zagallo em Atlanta.
A melhor colocação da seleção em Olimpíadas foi com o então novato Jair Picerni. No início de sua carreira, ele comandou a equipe em Los Angeles-84. Na ocasião, o time ficou com a prata.
No futebol brasileiro, Gomes treinou apenas times coadjuvantes. O seu principal título foi a Copa do Nordeste em 1999 pelo Vitória. Pelo PSG, Gomes conquistou a Copa da França e a Copa da Liga da França em 1998.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que a escolha de Gomes foi uma unanimidade. "Ele fez um belo trabalho no Juventude e, pelas conversas que tive com todos, o nome dele sempre aparecia. Por isso, acho que não há ninguém melhor para trabalhar com essa seleção."
Teixeira preferiu colocar um técnico exclusivo para a categoria. O time olímpico só pode ter três jogadores com mais de 23 anos em Atenas. "Por ter o treinador do time principal, a pressão era muito grande sobre os jogadores olímpicos. Espero que, com a mudança, a pressão diminua", disse.
Gomes disputou a Copa do Mundo de 1990. Ele era o capitão da equipe, que teve uma atuação desastrosa na Itália. Ele disse que a geração olímpica tem um bom potencial para conquistar o ouro.
"O grupo é muito bom, principalmente do meio para frente", disse o treinador, que foi cortado da Copa do Mundo de 1994 às véspera do início da competição.


Texto Anterior: Basquete: Flamengo sai na frente na final do Estadual do Rio
Próximo Texto: Novo técnico faz convocação na segunda-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.