São Paulo, segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

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São Paulo vira nova janela para investidora

Antes avesso a parcerias, clube acerta com atacante e zagueiro da Traffic

Diretor da empresa diz que único parceiro é o Palmeiras e que as negociações com outras equipes são tratadas como episódios pontuais

DA REPORTAGEM LOCAL

A ausência do Palmeiras na Libertadores obrigou a Traffic a alterar sua estratégia para o primeiro semestre de 2010 e a buscar novas vitrines para mostrar seus jogadores.
Mas, apesar do prejuízo com a ausência palmeirense no torneio continental, a empresa comandada por J. Hawilla vê, neste final de ano, uma nova janela se abrir: o São Paulo.
Com uma diretoria até então avessa, em seu discurso, a parcerias com grupos de investimento como a Traffic, o clube do Morumbi terá dois jogadores da empresa no elenco de 2010: o zagueiro Xandão e o atacante Fernandinho.
Ambos atuarão por empréstimo. A Traffic seguirá responsável pelo destino dos dois jogadores e, como detentora da maior parte dos direitos dos dois, poderá até negociá-los à revelia do clube tricolor.
Inclusive, Fernandinho, eleito pela CBF como a revelação do Campeonato Brasileiro, é uma das principais apostas da Traffic para o ano que vem.
Nem a diretoria são-paulina nem a Traffic comentam a iminente chegada dos dois jogadores. Dizem que as negociações ainda não estão concretizadas.
Entretanto a menor resistência do São Paulo é comemorada pela cúpula da empresa.
"Não temos uma estratégia para colocar jogadores no São Paulo ou só em times que vão jogar a Libertadores. Mas ter nossos atletas na competição mais importante do primeiro semestre também é importante, e o São Paulo está entre os grandes clubes do país", declarou o diretor de negócios de futebol da Traffic, Felipe Faro.
Até agora, a Traffic tem 13 jogadores nos clubes que jogarão a Libertadores. No Internacional, além de Giuliano, detém os direitos do lateral Danilo Silva. Já no Flamengo, além de Airton e Fierro, outros cinco atletas recém-saídos da base foram comprados pela empresa.
O aumento do espaço da Traffic no São Paulo é celebrado também pela assiduidade da equipe na Libertadores. Em 2010, os são-paulinos participarão pela sétima vez consecutiva do torneio interclubes, um recorde no Brasil.
A investidora, porém, nega que em 2010 vá privilegiar qualquer clube em detrimento do Palmeiras, apesar de a diretoria do time do Parque Antarctica já contar com investimentos mais modestos da parceria. A busca por reforços consagrados, como Valdívia e Kléber, foi abortada.
"A única parceria que temos de fato é com o Palmeiras. Em qualquer outro clube, as negociações são pontuais e não fazem parte de uma estratégia da empresa", declarou Faro.
Por outro lado, a Traffic ainda não digeriu o fiasco do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro. Tanto que o clube paulista já teme que Diego Souza e Cleiton Xavier, que pertencem integralmente à Traffic, sejam negociados já na janela de janeiro.
Além disso, o dono da Traffic, J. Hawilla, tomou partido na crise política que envolve o time alviverde. Inclusive condicionou sua permanência no clube à manutenção de Gilberto Cipullo, que comanda o futebol. Desde o fim do Brasileiro, o dirigente vem sofrendo pressão para deixar seu cargo.
Além disso, J. Hawilla já manifestou críticas ao trabalho do treinador Muricy Ramalho, mas nega que queira substituí- -lo. (CAROLINA ARAÚJO)

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