São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Espanhol, que a partir de hoje toma a posição de Pete Sampras, é derrotado pelo australiano Mark Philipoussis
Novo nº 1, Moyá perde decisão nos EUA

da Reportagem Local

Carlos Moyá perdeu ontem a decisão do Torneio de Indian Wells, nos EUA, um dia depois de ter assumido a condição de novo líder do ranking mundial do tênis.
Moyá, 22, se tornou, no sábado, o primeiro espanhol -de um total de 15 jogadores na história da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais)- a liderar o ranking ao bater nas semifinais o brasileiro Gustavo Kuerten (2 a 1).
Na decisão, ele perdeu para o australiano Mark Philippoussis (16º do mundo) por 3 sets a 2 (5/7, 6/4, 6/4, 4/6 e 6/2), em duas horas e 58 minutos -a mais longa partida do torneio.
No novo ranking mundial a ser divulgado hoje pela ATP, Moyá -que ocupava a quarta posição- deve passar a ter 3.484 pontos contra 3.447 do norte-americano Pete Sampras. Se tivesse vencido, chegaria a 3.637 pontos.
O último a tirar de Sampras a condição de número um fora o chileno Marcelo Ríos. O norte-americano, que liderou o ranking por 262 semanas (não consecutivas) corria atrás do recorde de seu compatriota Ivan Lendl (270 semanas como líder).
A nova configuração do ranking mundial será: Moyá, Sampras, o russo Yevgeny Kafelnikov (com projetados 3.382 pontos), o espanhol Alex Corretja (3.250) e o australiano Patrick Rafter (3.115 pontos). ""Antes, eu provei que poderia ganhar um Grand Slam (foi vencedor do Aberto da França, ano passado). Aqui, provei que posso ser o número um", disse Moyá.
Com os 370 pontos garantidos (sem os bônus) pelo título, Philippoussis, 22, deverá se aproximar do grupo dos dez primeiros do mundo. Ele embolsou US$ 361 mil em prêmios.
Na final feminina, a norte-americana Serena Williams, irmã de Venus Williams, conquistou seu segundo título profissional, sobre a ex-número um Steffi Graf, da Alemanha, por 6/3, 3/6 e 7/5.
O Torneio de Indian Wells (com premiação total de US$ 2,25 milhões) pertence à série Super 9, que em prestígio só perde para os quatro eventos que formam o Grand Slam.
Dono de um dos saques mais potentes do circuito, o australiano Philippoussis aproveitou-se da quadra rápida de Indian Wells para marcar 23 aces (saques indefensáveis), contra 6 de Moyá.
O estilo mais arrojado de jogo fez com que o australiano desperdiçasse 64 pontos em erros não forçados, contra 34 do espanhol.
Mas compensou com a vantagem nos chamados ""pontos vencedores": foram 73, contra 37 do novo número um do mundo.
Moyá fará sua próxima apresentação no Torneio de Lipton, em Key Biscayne (Flórida), que também faz parte da série Super 9. A fase qualificatória começa na quinta-feira.


Texto Anterior: NOTAS
Próximo Texto: Espanhol tenta evitar "passagem relâmpago"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.