UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trunfo carioca, Vila Olímpica já causa confusão

RICARDO WESTIN
DA SUCURSAL DO RIO

Um dos principais trunfos do Rio de Janeiro em sua postulação para ser a candidata brasileira aos Jogos de 2012 pode se virar contra a própria cidade.
O aproveitamento das instalações da futura Vila Pan-Americana, na Barra da Tijuca (zona oeste), para a construção de uma possível Vila Olímpica enfrenta divergências entre a prefeitura e os donos do terreno.
No fim deste ano, começa a ser construída uma vila para 8.500 atletas para o Pan de 2007. Caso o Rio seja escolhido para a Olimpíada, a prefeitura espera utilizar a mesma vila, com capacidade ampliada para receber 15 mil atletas.
O problema é o destino desses apartamentos nos cinco anos entre o Pan e a Olimpíada. A construtora Agenco é a dona do terreno na Barra e investirá US$ 51 milhões na construção da Vila Pan-Americana.
Em troca, a prefeitura autorizou a Agenco a construir edifícios com gabarito maior que o permitido na região.
Tanto a construtora como a prefeitura apontam saídas um tanto quanto esquisitas para defender que os apartamentos poderão ser usados em 2012.
Segundo o secretário municipal de Esporte, Ruy Cezar, os apartamentos poderão ser vendidos depois do Pan. Um ano antes da Olimpíada, porém, os moradores seriam obrigados a deixar o local e passariam a receber um aluguel da prefeitura durante as competições.
Já de acordo com o diretor da Agenco, Sérgio Goldberg, os apartamentos não poderiam ser vendidos e ficariam à disposição da prefeitura. "Não podemos tirar os moradores de suas casas. A prefeitura nos pagaria um aluguel [durante cinco anos] para que os apartamentos ficassem vazios", diz.


Texto Anterior: A luta pelos jogos - São Paulo: Orçamento Estima gastar US$ 12,4 bilhões, entre os Jogos e infra-estrutura
Próximo Texto: Tênis: De virada, Guga vence na estréia na temporada européia de saibro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.