São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pole, Massa tenta brilhar no domingo

Brasileiro, que sai pela segunda vez seguida em primeiro, diz que precisa se concentrar nas corridas, não só nos treinos

Após ser 6º e 5º nas etapas anteriores da F-1, ele tem de mostrar no Bahrein que pode lutar pelo título; Raikkonen alerta para a primeira curva

Kamran Jebreili/Associated Press
No cockpit de sua Ferrari, o brasileiro Felipe Massa participa de treino para o GP do Bahrein, que acontece hoje e no qual ele larga na pole position, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de reclamar de falta de sorte até agora no Mundial, Felipe Massa conseguiu uma segunda chance ontem.
Conquistou a pole position para o GP do Bahrein, local em que construiu boa parte do favoritismo que lhe foi atribuído antes do início da temporada.
Hoje, a partir das 8h30, na terceira etapa da F-1, tem a oportunidade de, em suas próprias palavras, "começar um novo campeonato".
"Estou feliz por estar aqui [na pole] de novo", disse Massa, que larga pela quinta vez em sua carreira, a segunda seguida, do primeiro posto. "Vamos ver se agora eu começo um campeonato diferente, pensando principalmente nas corridas."
A preocupação do brasileiro, contido ao comemorar a pole de ontem, tem sentido. Desde a abertura do Mundial, ele insiste que, para ser campeão, é importante marcar o maior número possível de pontos nas três primeiras corridas do ano.
Na história da categoria, das 57 temporadas já disputadas, 31 vezes o campeão era o líder após os três primeiros GPs.
O problema é que Massa até agora só conseguiu somar sete pontos. Na Austrália, após problemas em sua Ferrari, largou em último, mas ainda conseguiu chegar em sexto lugar.
Na semana passada, na Malásia, apesar de largar da pole, saiu mal, errou ao tentar uma ultrapassagem no começo da prova e foi apenas o quinto.
"Foi decepcionante. Saindo da frente e tendo um bom carro, mesmo sabendo que a McLaren estava forte, foi muito frustrante. Espero que agora as coisas sejam diferentes."
O resultado do mau começo de ano é o sexto posto na tabela, com 11 pontos de desvantagem para o líder, Fernando Alonso, e 9 para o vice, Kimi Raikkonen, seu companheiro de time.
"Hoje eu sei que a gente tem que conquistar também o domingo, não só o sábado. Temos de nos concentrar no domingo para buscar o resultado que a gente quer", falou. "Temos que tentar conquistar mais pontos nas corridas, que até agora não foram como eu imaginava."
No treino que definiu o grid, Massa dominou as três partes com certa facilidade. Só foi ameaçado de fato pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que faz sua primeira temporada na F-1 e hoje sai em segundo. "Na verdade, minha volta rápida não foi boa. Tinha feito melhores antes", disse Hamilton.
Raikkonen e Alonso, que largam em terceiro e quarto, respectivamente, não chegaram a disputar a primeira colocação com o brasileiro. Isso, porém, pode indicar que os dois estavam com o carro mais pesado na classificação, visando uma estratégia diferente hoje.
Apesar de não ter colocado seus dois pilotos na primeira fila, a Ferrari, que ontem conquistou sua quinta pole seguida, tem motivos para festejar.
No Bahrein, os pilotos dizem que largar do lado limpo (o dos números ímpares do grid) é fundamental para um bom começo. Como o circuito fica no meio do deserto, há muita areia na pista, especialmente para quem fica fora da trilha.
"Vai ser uma corrida dura. Mas tudo vai depender do que acontecer na primeira curva", afirmou Raikkonen. "Isso vai significar muito na prova."
Pressionado para mostrar serviço antes que a Ferrari defina seu primeiro piloto, Massa disse estar tranqüilo. "Vou tentar fazer o melhor porque eu realmente preciso de um bom resultado", disse o brasileiro.


Com agências internacionais

NA TV - GP do Bahrein


Globo, ao vivo, às 8h30


Texto Anterior: Copa da Inglaterra: Chelsea tem nova decisão longe de casa
Próximo Texto: Hamilton vê intimidação e contra-ataca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.