São Paulo, sábado, 15 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COB aumenta mãos do vôlei no revezamento da tocha olímpica

DA REPORTAGEM LOCAL

Na hora de fazer substituições na lista de carregadores da tocha olímpica, que terá sua primeira passagem pelo país, o Comitê Olímpico Brasileiro novamente prestigiou o vôlei, esporte que projetou seu presidente.
O COB e a Prefeitura do Rio fizeram quatro substituições na relação anterior de 49 nomes.
Tande, do vôlei de praia, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, o iatista Robert Scheidt e o escritor Paulo Coelho não poderão participar.
Para ocupar as lacunas, foram escolhidos o cavaleiro Luiz Felipe Azevedo, bronze em Atlanta-96 e em Sydney-00, e o sargento da PM Sérgio Santos. Além deles, entraram outros dois representantes do vôlei: Renan Dal Zotto, prata em Los Angeles-84, e Fernanda Venturini, bronze em Atlanta-96.
Com essas mudanças, o vôlei tem agora 14 nomes, mais de um quarto da lista (28,6%). Antes, o número representava 24,5%.
Na relação de corredores do revezamento estão representantes da modalidade que atuaram nos anos 60, 70, 80, 90 e atuais.
O COB argumenta que o vôlei mereceu a distinção por ter sido o único esporte coletivo a conquistar o ouro olímpico (Barcelona-92) -mesmo motivo alegado para o convite a Jacqueline e Sandra, do vôlei de praia (Atlanta-96).
O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, tem estreita ligação com o vôlei. Foi jogador, nos anos 60, e dirigiu a confederação brasileira da modalidade.
O COB justifica a entrada de Renan e Fernanda pela participação deles em seleções medalhistas em Olimpíadas, mesmo motivo para a escolha de Azevedo. O PM foi indicado pela Prefeitura do Rio.
O iatismo, que perdeu um representante com a saída de Scheidt, terá sete nomes (14,3% do total) no revezamento. O esporte é o que mais obteve pódios olímpicos para o país: 12.
Em sua primeira passagem pela América do Sul, em 13 de junho, a tocha olímpica ainda será carregada por convidados de parceiros do COB -Coca-Cola (42 pessoas) e Samsung (20)- e do Comitê Olímpico Internacional.


Texto Anterior: O personagem: Marion Jones é suspeita de usar nova substância
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Maradona tem que ficar na clínica, diz juiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.