São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sombra e água fresca

Corinthians encabeça nova rotina light

Mesmo com calendário menos inchado, técnicos de clubes brasileiros decidem poupar seus jogadores nesta temporada

Nenhum jogador de linha corintiano fez mais do que 25 jogos oficiais no ano, número que seria um sonho para a geração "bad boy"


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O calendário é hoje bem mais leve do que era dez anos atrás. O time ficou concentrado em hotéis em praticamente 40% dos dias de 2009 até agora. A fisiologia está bem adiantada.
Tudo isso não impede que o Corinthians, assim como outros clubes (casos de São Paulo, Palmeiras e Grêmio), transforme a prática de poupar seus jogadores em quase uma rotina.
O técnico Mano Menezes disse que dará descanso a muitos de seus titulares no domingo, contra o Botafogo, pelo Brasileiro. "Devemos preservar alguns jogadores para que eles tenham condições de jogar mais intensamente na quarta- -feira", declarou Mano após a vitória de anteontem sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil, já planejando a partida da volta, quando avança às semifinais até com um empate.
Para padrões não muito antigos do futebol nacional, o Corinthians está longe de fazer uma maratona em 2009.
Da estreia no Paulista até agora, foram 29 jogos oficiais, ou um a cada 3,9 dias, sendo que o jogador de linha que mais atuou, o lateral André Santos, entrou em campo 25 vezes.
Números que seriam um sonho para uma geração corintiana recheada de "bad boys".
Em 1999, o time que contava com Vampeta, Rincón e Marcelinho tinha feito até o dia 15 de maio 35 jogos oficiais, média de um a cada 3,2 dias desde a estreia do time naquele ano.
E nem sempre era possível poupar os astros. Famoso por seu apego pelas noitadas, Vampeta, por exemplo, já tinha 32 partidas na temporada 1999 no mesmo momento em que está a atual. O volante chegou a entrar em campo em três partidas em um período de cinco dias.
Os jogadores de times brasileiros atuam menos hoje, mas ficam muito tempo enfurnados em hotéis, com alimentação balanceada e muito descanso.
Desde o início do ano, incluindo a pré-temporada, o Corinthians levou seus jogadores para dormir em hotéis por mais de 60 noites. Serão mais cinco na viagem para o Rio -até os poupados contra o Botafogo irão entrar em ritmo de concentração a partir de sábado.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Reforço: Moradei se apresenta e celebra chance de redenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.