São Paulo, Quinta-feira, 15 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube quer estar em dobro em torneios

da Reportagem Local

A decisão do Vasco em apoiar um time paulista promete abrir uma batalha judicial com o rival Flamengo e até, possivelmente, com a Tilibra-Copimax/Bauru.
Os objetos da disputa serão dois torneios sul-americanos -o Campeonato Sul-Americano e a Liga Sul-Americana.
O Vasco, atual campeão das competições e, por isso, com lugar certo nas duas, quer que seu time B -a filial de Barueri- participe, junto com o time A, de ambas. Ou seja, o clube teria dois representantes no mesmo torneio.
Têm direito a participar da Liga -mais importante campeonato do continente e que é classificatório para o McDonald's Championship, o Mundial interclubes-, caso o regulamento para o ano 2000 não seja alterado, os três primeiros do Nacional-99: o Franca, o Vasco e o Barueri.
No Sul-Americano, previsto para o final de agosto em Lima (Peru) ou no Rio, tem uma vaga o terceiro colocado do Nacional-99, que seria novamente o Barueri.
Desse modo, o Vasco ampara-se na posição dada pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete), que informou no mês passado que o time de Barueri será o dono das vagas, contestando a posição de Oscar Schmidt.
Segundo o cestinha, amparado na opinião de seu advogado, Heraldo Panhoca, especialista na Lei Pelé, o time de Barueri jogou o último Nacional com a razão social Oscar Basquete Clube, o que faria a empresa do jogador ser dona da vaga, podendo "alugá-la" para o Flamengo, que atuaria como patrocinador nas competições.
Só que, agora, o novo homem forte de Barueri, Cláudio Binotto, criou uma nova razão social para o time, que foi inscrito no Paulista como Grêmio Recreativo Barueri.
Isso também fez a CBB mudar de posição, pois julgava que a vaga seria da Associação Atlética Barueri -nome com o qual, afirma a entidade, o time paulista foi registrado no Nacional-99.
Com a mudança no nome, a definição de quem terá a vaga -que pode até ficar com o time de Bauru, quarto colocado no Nacional-99- será feita no fim do mês, após consulta a advogados, pelo presidente da CBB, Gerasime Bozikis, que está em Porto Rico vendo o Pré-Olímpico. (LC)



Texto Anterior: Basquete: Vasco vai montar filial em São Paulo
Próximo Texto: Paulista-99 tem inchaço de equipes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.