São Paulo, Quinta-feira, 15 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
A maior lenda

CARLOS SARLI
Na última semana, São Paulo foi o cenário do surfe nacional. À exceção dos brasileiros que disputam o Tour, a Feira, a visita do hexacampeão mundial, o campeonato para surfistas com mais de 25 anos de praia e as inúmeras festas se juntaram todos na capital e em Maresias.
A Surf & Beach Show, em sua sexta edição, anabolizada com a feira de moda de rua e a de biquíni, está sedimentada.
Interessados de todo país vêm com distintos objetivos comerciais, mas com a certeza de participar do maior encontro, da grande festa.
Questões como as diferenças entre os universos -surfe, skate/rua e moda praia- colocados no Pavilhão da Bienal juntos, buscando uma identidade comum pouco caracterizada e, principalmente, e o acesso do público em geral, que ficou pedindo adesivos nos stands e tumultuando, permanecem.
Do auê que parou o Ibirapuera, o pessoal seguiu para Maresias, onde a descontraída terceira edição do Legends reuniu os veteranos. Quilos a mais, cabelos a menos, grandes nomes do surfe nacional mandaram ver no longboard na água, na confraternização e no saudosismo na areia. Picuruta ficou com o título pela segunda vez, fazendo dobradinha com o irmão Almir na categoria até 45 anos, enquanto o eterno Mudinho levou entre os mais velhos.
A poucos metros do campeonato, a figura mais ilustre do surfe mundial permanecia incógnita. Depois de uma agitada tarde de entrevistas coletivas e autógrafos no stand da Quiksilver e uma não menos agitada noite no Galeão de Camburi, Kelly Slater tirou o sábado para descansar, tocar a guitarra que ele próprio confeccionou e conceder, para a Trip, a única exclusiva em sua visita ao Brasil.
No domingo, sua única caída no mar em São Paulo foi para o privilégio e deslumbre de uns poucos presentes. Para a imensa maioria, sua passagem pelo país não passou de uma lenda.

NOTAS

WCT
Adiado até o limite por falta de ondas, o Billabong MSF, terminou em Jeffrey's Bay, África do Sul. A surpresa foi a vitória de Joel Parkinson, 18. Convidado, o jovem australiano bateu Ross Williams na final. Após sete etapas, os veteranos Mark Occhilupo e Damien Hardman seguem na frente do ranking.

Snowboarding
Terminou sem surpresas em Valle Nevado, Chile, o quinto Campeonato Brasileiro. Ricardo Moruzzi e Isabel Clark venceram no slalom gigante, José Carvalho Jr. e Juliana Veiga, no boardercross, e Gustavo Veiga e Isabel Clark, no big air.

Mancada
O ciclista Ricardo Arapi, que em 98 venceu a Raam em dupla com Alexandre Ribeiro, com tudo preparado para tentar completar a prova em categoria solo neste ano, teve que abortar o projeto. Há menos de dez dias do torneio, seu principal patrocinador desistiu.


Texto Anterior: Matinas Suzuki Jr.: O avanço tático argentino
Próximo Texto: Futebol: Fluminense faz a CBF alterar a Série C
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.